Mitos e Verdades associados à época de Verão

0
825

O verão é, sem dúvida, uma época maravilhosa contudo, devemos tomar as medidas adequadas para podermos desfrutar dele sem preocupações. 

Aplicar protetor solar, hidratação contínua e evitar a exposição ao sol nas horas mais críticas do dia são algumas das recomendações.
No entanto, para poder desfrutar plenamente do verão, devemos abstrair-nos de alguns mitos existentes.

De seguida apresentamos 7 mitos e verdades sobre o verão.

“Se o dia está nublado, não é necessário utilizar proteção solar” – MITO

Com certeza muitos de vocês já terão comprovado pessoalmente que se trata de uma afirmação falsa. As nuvens não filtram os raios ultravioleta, o que significa que há risco de queimadura, mesmo não vendo o sol

“As pessoas morenas não sofrem queimaduras solares” – MITO

De facto, as peles mais escuras possuem mais melanina, e portanto estão mais protegidas, mas isso não significa que se possam expor ao sol sem sofrerem os seus efeitos secundários.

“Ficar com o biquíni molhado favorece o aparecimento de doenças” – VERDADE

A humidade favorece a proliferação de germes, podendo assim causar diversas infeções e doenças, como, por exemplo, a candidíase.

“A sobre-exposição ao sol pode prejudicar os meus olhos” – VERDADE

Também os nossos olhos sofrem as consequências dos maus hábitos na exposição solar: o sol produz cataratas.

“A Vitamina D sintetiza-se mesmo com protetor solar” – MITO

O uso de protetor solar inibe a sintetização da Vitamina D, motivo pelo que se recomenda evitar a sua aplicação antes de sair de casa e expor a pele uns 10-15 minutos ao sol antes de proteger-se. É importante voltar a aplicar protetor solar a cada 2 horas de exposição ao sol.

“Transpirar é sinónimo de perda de peso” – MITO

O facto de transpirarmos como resposta às altas temperaturas apenas corresponde à perda de líquidos que recuperamos quando bebemos, contrariamente ao facto de transpirarmos como resposta a um exercício físico.

“A insolação apenas ocorre com exposição ao sol” – MITO

Um golpe de calor pode produzir-se também à sombra sempre e quando as temperaturas sejam muito elevadas.

Por isso, no verão, apesar dos benefícios do sol e dos efeitos que se atribuem, inclusivamente, ao estado de ânimo das pessoas, devemos ter em atenção as vantagens e desvantagens da exposição excessiva. Precisamos de corrigir maus hábitos, evitar o dano solar e obter os efeitos desses benefícios sem pôr em risco a nossa saúde.

Desejo um feliz e saudável verão a todos!

Artigo:
Drª Liliane Brito (Medicina Geral e Familiar)