Moledo acolhe sábado a cerimónia oficial de hastear da primeira Bandeira Azul da Região Norte

0
40

A cerimónia oficial de hastear da primeira Bandeira Azul da Região Norte terá lugar em Moledo, no dia 12 de junho (sábado), no Auditório António Pedro, pelas 11h30. A sessão contará com a presença das forças vivas do território que trabalham na praia e será presidida pela Secretária de Estado do Turismo, Mestre Rita Mendes.
O concelho de Caminha mantém, nesta época balnear, as cinco Bandeiras Azuis. Todas as praias marítimas hasteiam a Bandeira Azul em 2021: Praia da Foz do Minho, Praia de Moledo, Praia de Vila Praia de Âncora e Praia do Forte do Cão, assim como a praia fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros.


Recorde-se que, em 2015, pela primeira vez em 26 anos, desde que a Bandeira Azul era atribuída, o concelho de Caminha conseguiu conquistar a Bandeira Azul nas quatro praias marítimas, incluindo a de Vila Praia de Âncora nas praias galardoadas.


Em 2018 atingiu-se outra importante conquista, com o sucesso da candidatura da Praia das Azenhas, em Vilar de Mouros. Em 2019 voltou a ser “tudo azul”, assim como em 2020 e agora.


Este ano, em matéria de praias, há mais uma boa novidade. O Município viu coroado o seu trabalho, desenvolvido ao longo dos últimos anos, para incluir Pedras Ruivas na listagem nacional de praias de banhos e o resultado chegou em 2021. Pedras Ruivas é uma das praias oficiais e nela será assegurada a presença de nadadores-salvadores durante a época balnear de 2021, monitorizando-se a qualidade da água e definindo-se regras relativamente à ocupação e utilização da área balnear.


No sábado, antes da cerimónia em Moledo, serão hasteadas, a partir das 9h30, as Bandeiras Azuis nas praias da Foz do Minho, Forte do Cão e Vila Praia de Âncora, respetivamente. Após a sessão em Moledo, decorrerá um passeio inaugural da Ecovia Caminha – Caminho do Rio Minho – Troço Pedras Ruivas/Cais de S. Bento, em Seixas. Esta obra resultou de uma parceria entre o Município de Caminha e a Agência Portuguesa do Ambiente. O ponto de encontro será no Cais de S. Bento, na Avenida da Marginal de Seixas. O passeio a pé terá a duração máxima de 15 minutos.


A época balnear para as praias da Foz do Minho, Moledo, Vila Praia de Âncora e Forte do Cão, começa no dia 12 de junho e termina a 12 de setembro. No caso das Azenhas, em Vilar de Mouros e da nova Praia de Pedras Ruivas, a época inicia-se a 1 de julho terminando a 31 de agosto.