Município vai adquirir e emprestar material informático dando prioridade ao secundário cujos alunos têm que realizar exames nacionais

Câmara Municipal de Caminha garante distribuição de tablets e o acesso à Internet aos alunos do 2º e 3º ciclo e do Secundário do Agrupamento de escolas
0
1177

A Câmara Municipal de Caminha vai adquirir e emprestar tablets e routers de ligação à Internet a todos os alunos do 2º e 3º ciclo e do ensino Secundário que estão identificados pelo Agrupamento como não tendo material informático e/ou acesso à Internet nas suas habitações. A iniciativa prevê a mobilização de, pelo menos, 82 tablets e 60 routers que estarão disponíveis para os alunos durante os próximos três meses de modo a que todos possam acompanhar as aulas síncronas (sessões em tempo real) previstas pelos professores até ao final do ano letivo.

A prioridade será dada aos alunos do Secundário que terão que realizar exames nacionais a breve trecho e, para estes, o Município vai disponibilizar já 30 tablets que tem na sua reserva estratégica. Nos próximos dias serão adquiridos os restantes instrumentos telemáticos bem como os routers que sejam considerados necessários. A Câmara Municipal prevê, nesta medida, um investimento imediato nunca inferior a 20 mil euros.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Caminha, “a intenção foi reagir rápido, bem e com justiça. Sabemos que o Governo planeia avançar com um plano de distribuição de portáteis já no início do próximo ano letivo e não fazia sentido substituirmo-nos ao Estado e adquirirmos computadores para os distribuirmos, sem critério, por toda a população escolar. Mas tínhamos que reagir já porque as aulas recomeçaram e assim, avançamos com a aquisição de meios e com o empréstimo dos mesmos, sem distinguir condições económicas de famílias. Permitindo-me a imagem, o objetivo foi emprestar a cana de pesca para que os nossos alunos, todos os nossos alunos, pudessem aprender a pescar”.

Para além desta medida, a Câmara Municipal de Caminha disponibiliza cada uma das suas escolas EB1 para receber alunos que possam ter alguma dificuldade na ligação com os seus professores e colegas. O acolhimento de cada estudante cumprirá todas as regras de segurança e permitirá resolver problemas informáticos que possam surgir. Além disto, a Rede Complementar de Apoio criada pelo Município para entrega de alimentos e medicamentos ao domicílio, foi alargada à tarefa de distribuição de apontamentos, fichas de estudo ou material escolar pelos alunos que deles necessitem.

A identificação dos alunos e das necessidades só foi possível graças ao trabalho conjunto realizado com o Agrupamento de Escolas Sidónio Pais que envolveu o contacto com todas as Juntas de Freguesia do concelho de Caminha.