NATÉRCIA SALGUEIRO MAIA CONVERSA SOBRE MEMÓRIAS DE ABRIL DE 74, EM ANDORRA

0
159

A SEDE do Grupo de Folclore Casa de Portugal sediado no Principado de Andorra acolheu ontem, sábado, a conferência sob o título “Conversas de Abril”, uma organização do Consulado Geral de Portugal no Principado.
Do outro lado do ecrã estava Natércia Salgueiro Maio, viúva do capitão de abril, Fernando Salgueiro Maia, um dos promotores da Revolução dos Cravos, que de forma aberta explicou em primeira pessoa algumas das suas vivências aquando do movimento militar que libertaria Portugal da opressão ditatorial.


O evento iniciou com os jovens alunos das classes de língua e cultura portuguesas entoando Grândola Vila Morena e Somos Livres, recordando melodias que em 1974 foram fundamentais no processo democrático.
Por sua vez, José Luis Carvalho, presidente do Grupo de Folclore Casa de Portugal deu as boas vindas a todos os assistentes e às autoridades presentes: Monica Bonell, Ministra de Cultura, Juventude e Desporto do Principado de Andorra, Javier Benosa, Ministro Conselheiro da Embaixada de Espanha em Andorra, Maria Carriço, Vereadora de Infância e Sénior do Comú de Escaldes-Engordany, Duarte Pinto da Rocha, Cônsul Geral de Portugal e promotor da iniciativa comemorativa e Juli Minoves, Reitor da Universidade de Andorra, entre outros.
O Cônsul Duarte da Rocha tomou a palavra para enaltecer de forma resumida a trajetória de Salgueiro Maia e que Natércia Salgueiro Maia aproveitou para revelar, de forma muito clara quem era o seu marido, como se conheceram, como foi a vida juntos e como se viu implicada no movimento militar de abril.
Conhecedora de que na noite de 24 de abril a tropas saíram dos quartéis ao som da música Depois do Adeus, espreitou pelos buracos das persianas a coluna militar dirigida pelo seu marido, para não levantar suspeitas nos polícias da PIDE que os vigiavam. Entre outras “conversas” destacou também como era Salgueiro Mais, uma pessoa alegre, divertida e com uns ideais muito bem definidos.

Mais de uma hora depois de conversas interativas, o evento terminou com um filme sobre o 25 de abril, com música de fundo ao som de Grândola Vila Morena produzida por Marc Medeiros e cantada por Eugénia Correia, ambos membros jovens do Grupo de Folclore Casa de Portugal. (link do vídeo: https://youtu.be/3qphQymI91w?si=yejqK1rRrhGCnkxv )
O encontro comemorativo do 51º aniversário da Revolução dos Cravos, que iniciou na sexta-feira na Universidade de Andorra sob o mesmo formato, terminou na SEDE do Grupo com um lanche oferecido pelos seus membros e os alunos de português tendo o convívio se alargado pela tarde dentro.