O Jornal Terra E Mar

Na génese da edição do Jornal TERRA E MAR esteve a constituição da TEMACOOPE – Terra e Mar – Cooperativa Editorial que é uma cooperativa do ramo cultural do sector cooperativo constituída, por escritura pública, em 15 de Fevereiro de 1978. 

Os principais objetivos desta cooperativa, criada após o 25 de Abril, estão expressos no artigo nº 5 dos Estatutos que prevêem o desenvolvimento de atividades culturais, artísticas e jornalísticas, nomeadamente, a edição de um jornal periódico e emissões radiofónicas.

Tendo em vista a prossecução dos objetivos foram desenvolvidas, dentre outras, designadamente, no campo cultural e educacional, as seguintes atividades correlacionadas com a comunicação social:

a) Atividade radiofónica

Em 8 de Junho de 1986 tiveram início as emissões da Rádio Terra e Mar e, em Outubro do mesmo ano, concretizou-se a fusão desta estação radiofónica com uma outra existente em Vila Praia de Âncora denominada Rádio Vale do Âncora (que não tinha nenhuma estrutura associativa subjacente) e passou então a denominar-se Rádio Terras do Âncora (R.T.A.) tendo como entidade promotora a TEMACOOPE.

Sendo uma das muitas “rádios piratas” que proliferaram, um pouco por todo o país, deixou de emitir, passados dois anos, para concorrer a uma das frequências a nível nacional. Na sequência desse concurso a Comissão de Apreciação a frequência destinada ao concelho de Caminha foi atribuída, indevidamente, à Rádio Caminhense, como o Recurso para a Supremo Tribunal Administrativo veio a confirmar.

Embora os Tribunais sempre tenham dado razão à TEMACOOPE, infelizmente, o Governo não deu, até hoje, cumprimento ao Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo que o obrigava a tutela da comunicação social a atribuir a frequência da rádio à TEMACOOPE.

b) Atividade jornalística

A atividade jornalística, desde sempre foi considerada prioritária para a TEMACOOPE mas o projeto pensado inicialmente tinha uma abrangência distrital que nunca chegou a materializar-se. Somente depois da experiência da rádio local se assumiu editar o jornal com um âmbito geográfico mais restrito.

A direção da TEMACOOPE deliberou, então, publicar um jornal dirigido, essencialmente, às populações do Vale do Âncora, recuperando o título “TERRA E MAR” que havia sido adotado pelo boletim paroquial de Vila Praia de Âncora, durante vários anos, mas que havia deixado de publicar-se.

As atividades jornalísticas previstas nos estatutos da TEMACOOPE conheceram um decisivo impulso com a deliberação da Direção desta cooperativa cultural decidiu fazer sair o número zero do jornal TERRA E MAR, em 29 de Maio de1987, com a periodicidade mensal.

Quando o Jornal ia a caminho do 10º aniversário, ou seja, em Janeiro de 1997, a Direção da TEMACCOPE deliberou passar o jornal de mensal para quinzenal, assim se mantendo até aos nossos dias.

Mais recentemente, fruto de um Protocolo de Cooperação entre a TEMACOOPE e o Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora, o Jornal Terra e Mar continua a ser editado sob a égide desta associação ancorense. 

Importa nesta altura recordar que o Jornal TERRA E MAR, ao longo de quase 32 anos conheceu, três diretores, algumas dezenas de colaboradores, centenas de assinantes e milhares de leitores.

Todos os protagonistas deste projeto editorial são responsáveis pela sua longevidade. Trata-se de um jornal feito de cooperação, de múltiplas colaborações, muita carolice, muitas incompreensões, mas muito ciente da sua independência política, religiosa ou qualquer outra.

Este jornal apresenta um novo grafismo, uma refrescada edição on-line e páginas mais coloridas.

O Jornal TERRA E MAR quer continuar a afirmar-se como sendo um jornal de referência no Vale do Âncora e na região Minho-Lima que não depende de Câmaras Municipais, de Juntas de Freguesia, ou de outras quaisquer outras organizações.

O Jornal TERRA E MAR quer continuar a ser um jornal sério, atento e independente.

Grandes Objetivos do Jornal

Os grandes objetivos do Jornal são os seguintes: dotar a redação dos meios técnicos indispensáveis à sua edição adquirindo ou melhorando o parque de equipamentos informáticos e de comunicação existentes; manter contacto com outros órgãos de comunicação social ou com as associações nacionais por forma a melhor defendermos os interesses da comunicação social de âmbito regional; estabelecer contactos com outras entidades que veiculam informação por forma a melhorarmos o acesso às fontes e melhor servirmos os nossos assinantes e leitores; incrementar os esforços tendentes a chegar a um número crescente de anunciantes e assinantes do jornal.

Exposição – “Jornais de Vila Praia de Âncora dos Séc. XX e XXI”

O Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora organizou no Centro Cultural de Vila Praia de Âncora, de 19 de dezembro 2012 a 19 de janeiro de 2013 a exposição denominada “Jornais de Vila Praia de Âncora dos Séc. XX e XXI”.

Embora não constando do Plano de Atividades previsto para 2012, a realização desta exposição teve como principal objetivo assinalar o vigésimo quinto aniversário da edição do Jornal Terra e Mar. Desta forma o Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora, o corpo redatorial do jornal e um grupo de colaboradores amigos desenvolveu uma exposição retrospetiva dos jornais publicados em Vila Praia de Âncora tendo como primeira referência o semanário” Voz de Âncora” publicada no início do século passado (1905/1906). Uma outra publicação protagonizada pela Paróquia de Vila Praia de Âncora, denominada “Terra e Mar” (1969/1972) que se surgiu, passados 63 anos, e também o atual Jornal Terra e Mar que foi dado à estampa, já depois do 25 de Abril, e que, agora, comemora 25 anos de existência. No decorrer da exposição, nomeadamente da cerimónia de abertura que contou com a presença do diretor do Museu Nacional de Imprensa, sediado no Porto, Dr. Luís Humberto Marcos, esta mostra da imprensa de Vila Praia de Âncora foi convidada a ser exposta no referido museu durante os meses de abril e maio de 2013.