O QUE VOCÊ NAS IMAGENS? (CIÊNCIA)

0
5649

Temos apenas uma folha com buracos, relevos de uma rocha, nuvens, uma montanha em Marte, uma tomada e pimentões cortados, mas é inevitável que você veja rostos humanos. Este fenómeno é chamado pareidolia.

A pareidolia é a tendência de percebermos algo distinto e com significado a partir de uma imagem (ou som) com padrão aleatório ou ambíguo. A tendência de percebermos rostos humanos em certas imagens é um exemplo de pareidolia. Esta perceção em imagens é um fenómeno extremamente rápido no nosso sistema nervoso. O registo no nosso cérebro ocorre no córtex. Aparece aproximadamente 170 milissegundos após o início do estímulo. A velocidade de perceção deste estímulo é tão rápida quanto a que ocorre quando vemos um rosto verdadeiro, mas menor que nos casos de pareidolia nas quais vemos algo que não seja um rosto humano, como por exemplo um objeto ou um animal.

Reconhecer quase instantaneamente rostos humanos e as suas expressões deve ter sido importante para a sobrevivência dos nossos antepassados. Talvez isso também nos ajude na atualidade. Por outro lado, tal fenómeno tem levado a especulações de aparições sobrenaturais e até mesmo de vida inteligente em Marte.

Fonte: Entenda Mais Ciência