Parlamento de Andorra recebeu Grupo de Folclore Casa de Portugal no dia da cultura

0
112

O dia da cultura em Andorra ficou assinalado esta quarta-feira pela presença do Grupo de Folclore Casa de Portugal que presidiu o secretariado de Àgora Cultural e dançou no hall do Parlamento do Principado de Andorra.

A cerimónia do Dia da Cultura andorrana organizado pela entidade Àgora Cultural, plataforma integrada por 26 entidades culturais do Principado, reuniu no Parlamento de Andorra diferentes personalidades para homenagear e reconhecer a tarefa cultural de cinco individualidades que contribuíram para reafirmar a cultura andorrana, nomeadamente, Angelina Mas, Gemma Piera, Robert Pastor, Alfons Valdés i Josep Forés.

O manifesto cultural foi lido por José Luis Carvalho, Diretor Artístico do Grupo que reivindicou a cultura popular como “o parente pobre das políticas governamentais que muitas vezes fica fora dos circuitos culturais” e defendeu que “as culturas de fora também são promotoras de Andorra no estrangeiro”. O evento contou com os discursos de mérito dos premiados e com momentos musicais a cargo do Instituto de Música do Comú de Andorra la Vella e do Grupo de Folclore Casa de Portugal que apresentou a dança “A Nossa Góta”. Os 4 elementos do Grupo, trajados “à moda” do Alto Minho apresentaram a vivacidade do folclore português no espaço emblemático do Parlamento de Andorra tendo encantado os assistentes.
O evento foi encerrado pela Ministra de Cultura e Desporto, Silvia Riva que disse tomar nota da reivindicação do manifesto para “uma maior proximidade da cultura popular nos eventos organizados pelo governo” e a continuação, Rosa Suñe, Presidente do Parlamento encerrou a cerimónia referindo no seu discurso que “foi emocionante assistir no Parlamento à dança do Grupo”.

No final do ato foi realizada a protocolar fotografia em frente à Casa de la Vall, antigo parlamento andorrano, com os premiados, autoridades e membros do Grupo.
O Grupo de Folclore inscreve assim mais uma iniciativa no calendário de atividades do 25 aniversário da instituição e reforça o sentimento de pertença à portugalidade, desta vez no Parlamento do Principado de Andorra.