PARTIDO SOCIALISTA DE CAMINHA REALIZOU 1ª CONVENÇÃO AUTÁRQUICA

Três painéis temáticos decorreram no Teatro Valadares, Museu Municipal e Biblioteca de Caminha
0
1834

No passado sábado o Partido Socialista de Caminha realizou a primeira convenção autárquica. A iniciativa contou com três painéis, sendo o primeiro ministrado pelo Dr. Lagido Domingos, com a temática “Planeamento Urbano: constrangimentos, oportunidades e resultados”. Sobre este tema foi transmitido o tipo de medidas que tem sido tomado, as políticas escolhidas e as ações concretizadas, entre elas a revisão do PDM, a concretização das áreas de recuperação urbana, em Caminha e Vila Praia de Âncora, o ciclo urbano da água, a informatização dos processos no município e os grandes investimentos no concelho.

Foi apresentado o projeto turístico da Quinta do Queirós, com o orador convidado Eng. João Araújo, que explicou e apresentou o espaço e o projeto. Ficou patente a admiração de todos pela dimensão do terreno, que abrange as duas margens do rio Âncora, existindo uma velha ponte pedonal, assim como a forma como serão implantados os habitáculos, numa perspetiva sustentável e de menor impacto possível.

Também o Arquiteto Manuel Ventura foi orador convidado, com a proposta em andamento do “Hotel Sénior do edifício da antiga Ancorensis”. O espaço será convertido em apartamentos e lar, funcionando ainda com outras valências. Serão criados novos espaços de jardim e a fachada e o interior serão remodelados.

Após este painel, decorreram outros dois em simultâneo, um ministrado pela vereadora Liliana Ribeiro, com o tema “Educação como fundamento de cidadania – Qualificação de equipamentos e descentralização de competências”, que teve como convidada e oradora a professora Maria Esteves, diretora do agrupamento Sidónios Pais, e o Arquiteto João Brás, que apresentou o projeto de arquitetura da Escola Básica do Vale do Âncora e a sede da Academia de Música Fernandes Fão”.

O outro painel foi ministrado pelo vereador Rui Lages, com a temática “O papel do investimento público no desenvolvimento económico do território”, que contou com o orador convidado Arquiteto Rui Rosado Correia, coautor do projeto de arquitetura do Mercado de Caminha.

A Convenção contou com mais de 100 autarcas e militantes do Partido Socialista, onde foi exposto o balanço da gestão autárquica nestes dois anos, que marcam o meio do atual mandato.

“Este foi um importante momento de afirmação do PS no concelho de Caminha, onde autarcas e militantes, com a colaboração da sociedade civil, podemos fazer uma autoavaliação da nossa gestão autárquica, diga-se que positiva, e bem assim, conseguimos lançar novas ideias e projetos para a segunda parte do mandato”, afirmou Rui Lages, presidente da comissão política do Partido Socialista.

Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha referiu que “são momentos como este que nos fazem querer fazer mais e melhor pela nossa terra. Ouvir os autarcas, os nossos militantes e a comunidade é fundamental para que possamos prosseguir este caminho de sucesso que temos vindo a trilhar desde 2013”.