PRÉMIO DE 10 MIL EUROS DISTINGUE INVESTIGAÇÃO SOBRE INSUFICIÊNCIA RENAL CRÓNICA

0
2364

A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) e a Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN) estão a promover o maior prémio de investigação, em Portugal, na área da nefrologia.

“Este Prémio pretende incentivar à realização de trabalhos científicos que permitam estudar e diminuir a elevada incidência de doentes com insuficiência renal crónica em Portugal, sobretudo nos estádios mais avançados, e por outro lado, colmatar a ausência de investigações clínicas e estudos epidemiológicos nesta área”, explica Jaime Tavares, presidente da ANADIAL.

“Esperamos que este Prémio, o maior na área da nefrologia, consiga estimular a investigação científica e distinguir os investigadores portugueses que estão dedicados a encontrar resposta para os problemas que enfrentamos atualmente, com o aumento de doentes diagnosticados com insuficiência renal crónica”, refere Aníbal Ferreira, presidente da SPN.

O Prémio “ANADIAL-SPN” de atribuição anual, visa promover a realização de estudos clínicos e avaliações epidemiológicas na área da Investigação em Insuficiência Renal Cronica, com particular relevância para a identificação de fatores de risco e intervenções preventivas da evolução da doença renal crónica.

A insuficiência renal crónica é uma doença provocada pela diminuição progressiva da função dos rins e, Portugal tem uma das mais elevadas incidências de doença renal crónica terminal com indicação para iniciar diálise, sem que exista uma explicação de carácter epidemiológico plausível. Por definição esta doença uma vez presente tende a progredir até esse estado terminal. 

Para mais informações e consulta do regulamento: www.anadial.pt