Projetos Pedagógicos | Go for a ride day

0
1261

Prosseguindo na implementação do projeto “Go for a Ride Day”, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Operações Turísticas realizaram uma visita aos concelhos do Alto Minho dos Arcos de Valdevez e de Ponte da Barca.

Foi a 30 de abril, sob a orientação pedagógica da docente Isabel Alves, que este ação se realizou, integrando um périplo pela área geográfica destes municípios, destacando-se a visita à Porta do Mezio do PNPG (Parque Nacional da Peneda-Gerês), a Sistelo, ao Paço da Giela, à aldeia de Lindoso, ao conjunto de Espigueiros (Arquitetura Vernacular) e à Porta do Lindoso (PNPG).

No Parque Nacional da Peneda-Gerês os alunos tiveram ainda a oportunidade de realizar um conjunto de atividades integradas num trilho, enfatizando as opções turísticas que hoje fazem parte do quotidiano de disponibilidades colocadas ao serviço do turismo e dos turistas.

O projeto “Go for a Ride Day” tem-se relevado um elemento de elevado valor no testemunho das realidades do Alto Minho, no que ao turismo diz respeito, contribuindo para que os alunos em formação reconheçam o território e identifiquem a ação dos operadores turísticos ao nível da região.

Salienta-se ainda que os alunos, ao longo das visitas já realizadas, tiveram a oportunidade de conhecer três das cinco portas de entrada no PNPG, destacando o trabalho que cada uma delas desenvolve na promoção do parque, no apoio aos visitantes e na imagem consistente que testemunha a singularidade, beleza e riqueza, tanto biológica como paisagística, deste parque nacional. O envolvimento do agrupamento neste projeto expressa a vontade de gerir a aprendizagem dos alunos com a introdução de elementos práticos que tornem mais significativos os saberes obtidos em contexto formal de sala de aula.

Agrupamento de Escolas do concelho de Caminha