REALIZADO SIMULACRO NAS ÉOLICAS NO MONTE DE SANTO ANTÃO

0
407

Realizou-se na passada sexta-feira, entre as 10:00h e as 11:30h, no monte de Santo Antão, na UF de freguesias de Venade e Azevedo e UF de Moledo e Cristelo, o simulacro “EE da Espiga 2020”, organizado pelos Empreendimentos Eólicos da Espiga S.A. e pelo pelouro da Proteção Civil, através do Serviço Municipal de Proteção Civil de Caminha, envolvendo meios de resposta reais.

Para além dos meios próprios da Empreendimentos Eólicos da Espiga S.A. e do Serviço Municipal de Proteção Civil o exercício envolveu ainda meios da Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários de Caminha, Bombeiros Voluntários de V.P. de Âncora e INEM. Esta ação contou ainda com a colaboração do Centro Distrital de Operações de Socorro de Viana do Castelo e do Centro Operacional 112 Norte.

O exercício coordenado pelo do Serviço Municipal de Proteção Civil de Caminha, foi planeado e conduzido com o objetivo de testar a resposta operacional do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro num cenário de incêndio urbano e incêndio florestal, aplicado aos Agentes de Proteção Civil do município de Caminha, bem como testar as Medidas de Autoproteção dos Empreendimentos Eólicos da Espiga S.A.

Para a concretização do exercício foi idealizado um cenário fictício de incêndio urbano na Sala de Comando do Posto de Seccionamento do Parque Eólico da Espiga, o qual originou uma vítima com queimaduras graves, e em consequência um incêndio florestal na área envolvente.

No local, assistiram ao desenrolar das operações o Vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal de Caminha, o Diretor da empresa Empreendimentos Eólicos da Espiga S.A, o Comandante e o 2º Comandante Operacional Distrital, O Comandante do Posto Territorial da GNR de Caminha, bem como vários colaboradores da empresa e outros convidados.

Tendo o exercício decorrido dentro do expectável e planeado, no final realizou-se um briefing com os intervenientes para fazer o balanço da operação, que unanimemente foi considerada bem sucedida, tendo sido atingidos os objetivos propostos.