Registo de residência de cidadãos da União Europeia em Caminha cresceu 26% em ano de pandemia

0
962

No ano 2020, registaram-se como residentes no concelho de Caminha 76 cidadãos estrangeiros da União Europeia. O número de registos é 26% superior ao ano de 2019 e o mais alto de sempre, dando continuidade ao crescente número de estrangeiros que, nos últimos 7 anos, têm escolhido o concelho de Caminha para sua residência. De facto, o número de cidadãos estrangeiros da União Europeia que veio residir para o concelho de Caminha duplicou nos últimos 3 anos.

De acordo com Lei n.º 37/2006 de 9 de Agosto que regula o exercício de direito de livre circulação e residência dos cidadãos da União Europeia no território nacional, “os cidadãos da União cuja estada no território nacional se prolongue por período superior a três meses devem efetuar o registo que formaliza o seu direito de residência (…) junto da Câmara Municipal da área de residência”. Em Caminha esse número vinha a crescer – 19 em 2016, 31 em 2017, 42 em 2018, 60 em 2019 – e atingiu agora um máximo de 76 novos residentes, valor particularmente relevante porque o ano de 2020 foi especialmente marcado pela pandemia que criou vários constrangimentos à mobilidade em todos os países da Europa e do Mundo.

Para Miguel Alves, Presidente da Câmara Municipal de Caminha, “este indicador confirma o trabalho de atratividade que o Município tem vindo a fazer e que alimenta toda a economia. Novos residentes são novos consumidores. Todo o ano. Novos residentes são novos alunos para as nossas escolas, novos cidadãos de Caminha, novos clientes do comércio local, novos membros da nossa comunidade. Os números oficiais são claros, o concelho de Caminha atrai cada vez mais pessoas para o seu território. É o número de residentes estrangeiros que vêm em crescendo, é o número de transações imobiliárias que compra cada vez mais compras de casa no nosso concelho, é a balança demográfica positiva nos últimos anos. Confesso que tínhamos algum receio com 2020 por causa da pandemia mas foi ao contrário: as pessoas quiserem escolher um local seguro, cuidado e tranquilo que acolhesse a sua família e escolheram Caminha.”

Os cidadãos de nacionalidade espanhola lideraram a tabela de novos residentes em 2020 com 34 novos “caminhenses”, quase metade dos registos, seguindo-se os britânicos com 13 e os alemães e franceses, ambos com 6 novos registos.