Roteiro sugere percursos para descobrir Heráldica de Viana do Castelo

0
193
Francisco Carneiro

A Câmara Municipal de Viana do Castelo editou um roteiro dedicado à Heráldica da cidade, da autoria de Francisco José Carneiro Fernandes. O roteiro apresenta uma cidade multissecular, repleta de história, incidindo na ciência e arte de descrever brasões de armas ou escudos.

O roteiro agora lançado apresenta diversos percursos pelo centro urbano, que permitem aos vianenses e visitantes conhecer ou revisitar recantos e curiosidades. Os três percursos apresentados vão ao encontro da Heráldica de Viana do Castelo, da Idade Média até ao século XX. Os percursos P1 e P2 fazem uma viagem pelo centro histórico, enquanto o percurso P3 corresponde à área envolvente do casco histórico.

Apresenta-se, assim, a Heráldica ornamental, alegórica e pedagógica, naquela que promete ser uma descoberta de elevado interesse para todos os vianenses e para aqueles que apreciam esta arte.

É, assim, proposta uma viagem pela Heráldica Pessoal e de Família e também pela Heráldica Institucional, que abrange as heráldicas de domínio, eclesiástica, militar e associativa.

Esta obra dedicada à heráldica vianense assume-se, pois, como uma proposta para a redescoberta dos brasões em pedras de armas, sepulturas, pinturas e obras de talha, numa publicação repleta de história e simbolismo.