V.N. CERVEIRA – DEZ CAMINHADAS PARA CONHECER CERVEIRA E TOMIÑO AO LONGO DE 2020

O ‘Trilho da Carranca’, agendado para 23 de fevereiro, marca o arranque deste programa de caminhadas de cariz transfronteiriço
0
2066

Explorar passo a passo os (en)cantos do terriótio da Eurocidade Cerveira-Tomiño a nível paisagístico, cultural, patrimonial, ambiental e natural. Este é o objetivo do programa “Rotas Minho/Roteiros Miño”, um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT) 2020, que arranca já em fevereiro, com um pacote de 10 caminhadas interpretativas e sensoriais.

Promovida pelo Clube Celtas do Minho e por Carlos Xabier Oliveira Ortega, a iniciativa pretende consolidar a união entre ambos os territórios, assim como fomentar hábitos de vida saudáveis, contribuir para uma melhor condição física das populações e promover ações de sensibilização ambiental e patrimonial. “Rotas Minho/Roteiros Miño” quer unir a geografia do Alto e Baixo Miño, uma área com características físicas e naturais tão peculiares que se refletem diretamente na cultura, na história, no património… potenciando a descoberta de diferentes perspetivas deste território comum localizado em dois países.

O ‘Trilho da Carranca’, agendado para 23 de fevereiro, marca o arranque deste programa de caminhadas de cariz transfronteiriço. Com ponto de encontro para as 09h00 (PT), na Igreja Paroquial de Gondarém, o primeiro percurso reveste-se de uma importante componente paisagístico-cultural de dificuldade fraca, ao longo de 5,6km pela freguesia de Gondarém, em Vila Nova de Cerveira, numa duração prevista de 1h30. Em março, a proposta é o ‘Roteiro das Fontes’, onde ao longo de cerca de 15km é possível descobrir pontos de interesse histórico-culturais no concelho de Tomiño.

Da vasta programação ainda faz parte um percurso pedestre paisagístico, histórico e cultural de 9km pela Freguesia de Sopo (abril), uma caminhada interpretativa paisagística e ambiental de 10km pelo ‘Roteiro das Pesqueiras’ (maio), uma rota noturna entre o Monte do Cervo e o Niño do Corvo (junho), uma caminhada paisagística e ambiental noturna denominada ‘Espaço em Forma. Conversas com a Natureza’, que partida de Goián (julho), o roteiro da Amizade Cerveira-Tomiño (outubro) e um trilho de valor paisagístico e cultural por Loivo (novembro).

A participação nestas caminhadas carece de inscrição prévia através de um formulário disponível no website da Eurocidade Cerveira-Tomiño. O período de inscrição é aberto a cada trimestre, com um limite máximo de 50 participantes em cada caminhada, cujo grau de dificuldade varia entre o fraco ou moderado. Mais informações em https://eurocidadecerveiratomino.eu/pt-pt/ 

De realçar que “Rotas Minho/Roteiros Miño” é um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo Transfronteiriço Cerveira-Tomiño, um mecanismo inovador da Agenda Estratégica da Amizade Cerveira-Tomiño, com a qual se pretende potenciar a participação pública e o poder de decisão da cidadania de ambas as margens do rio Minho. É um projeto cofinanciado em 75% pelo programa INTERREG VA POCTEP de cooperação transfronteiriça, através de fundos FEDER da União Europeia.