Vereadores PSD Caminha lamentam o constante atropelo à população do concelho de Caminha

0
1272

No decurso da reunião de Câmara do dia 1 de fevereiro, os Vereadores do PSD foram surpreendidos quando o Vereador Rui Lages referenciou terem-se iniciado as obras da Marginal de Caminha.

A Vereadora Liliana Silva, perante tal afirmação, questionou o presidente da Câmara sobre que obra se tratava e qual o projeto a executar, uma vez que a atual Câmara não comunicou à população, nem aos órgãos municipais, que as obras na marginal de Caminha iriam ter início.

Como a mesma referiu, uma obra desta importância e que ditará o futuro da marginal de Caminha, da freguesia e de todo o concelho, não pode ser feita sem dar conhecimento à população nem dos órgãos próprios.

O presidente da Câmara acabou por dizer que se tratava do projeto aprovado no executivo PSD e que irá ser concretizado de forma faseada.

Assim exposto, não tendo sido uma matéria abordada neste mandato que já leva quase 4 anos, desconhecendo-se os procedimentos para esta fase, os contratos feitos, os concursos efetuados, os parceiros da empreitada e qual a fase concreta que irá avançar, levaram a que os vereadores mostrassem assim a sua indignação pelo total atropelo que é feito à transparência e ao direito a opinar e discutir publicamente aqueles que são projetos estruturais para Caminha e respetivos desenvolvimentos.

Entende-se que não tenha havido vontade de divulgar esta obra, uma vez que o projeto remonta ao tempo do executivo camarário do PSD, cuja obra da marginal de Caminha, no âmbito do Programa Pólis Litoral Norte, foi uma realidade anunciada em setembro de 2013, com projetos trabalhados ao longo de muito tempo e assinados pelo arquiteto Paulo Calapez.

Este mesmo projeto também incluía o atual Cais dos Pescadores, cuja obra foi votada em Orçamento Participativo, quando no fundo só aguardava financiamento para ser concretizado.

Os Vereadores do PSD consideram verdadeiramente surpreendente como um presidente da Câmara que tanto desprezou os projetos deixados pelo executivo do PSD, não tenha uma palavra a dizer à população.

Segundo o que foi possível apurar, a atual obra na Marginal prevê uma intervenção no valor de 560 mil euros, sendo que cerca de 80 mil euros suportados pela Câmara de Caminha, na qual está previsto o alargamento da via pedonal e colocação de nova iluminação.

Na opinião dos Vereadores do PSD, trata-se de um valor irrisório face ao projeto inicialmente previsto, contudo, pretendem consultar o processo para melhor compreender a obra que se irá concretizar.

Os Vereadores do PSD