VIANA DO CASTELO MARCA A DIFERENÇA NO DESENVOLVIMENTO DO DESPORTO OUTDOOR NA EUROPA

0
1424

Viana do Castelo é o primeiro município europeu do litoral a ser palco do Outdoor Sports Euro’Meet. Com uma duração de três dias, a maior conferência europeia de desporto outdoor e de sustentabilidade inicia já a 24 de setembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo.

O programa do evento é constituído por conferências, apresentações de posters, networking, workshops e experiências outdoor. Conta com mais de cinco dezenas de oradores, entre os quais conferencistas especialistas, oriundos de países como Reino Unido, Bulgária, Alemanha, Portugal, França, Espanha, Martinica, Dinamarca, Irlanda, Bélgica e Suécia, e apresentação de posters da Eslovénia, Noruega, Estados Unidos da América, Reino Unido, França, Itália, Portugal, Grécia, Hungria e Países Baixos.

O Presidente da European Network of Outdoor Sports (ENOS), François Beauchard, considera que a realização do Euro’Meet em Viana do Castelo “constituirá uma grande oportunidade e uma referência para o desenvolvimento do outdoor na Europa, pois dará especial destaque à análise das atividades costeiras”. 

“A realidade e os desafios da náutica e das outras atividades outdoor de litoral precisam ser cuidadosamente avaliados: o domínio das práticas e o seu impacto, o desenvolvimento económico ‘Blue Grow’ e também a importância dos desportos náuticos, como forma de educar e socializar gerações de jovens que têm vindo a perder o contato com a natureza. Neste contexto, esta edição do Outdoor Sports Euro’Meet, tal como as anteriores, permitirá intercâmbios frutuosos sobre o desenvolvimento do outdoor na Europa e, particularmente, na região litoral”, explicou.

Segundo o presidente da ENOS, Viana do Castelo destaca-se por ser uma comunidade exemplar no panorama europeu das atividades náuticas, por ter desenvolvido projetos de êxito direcionados à sua geração mais jovem.

Esse investimento na náutica é também destacado pelo Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, que indica que, “através do investimento que temos feito na Náutica nas Escolas, temos assistido a um desenvolvimento sustentado das modalidades de surf, de remo, de canoagem e de vela”. “Acreditamos que este projeto pode ser inspirador para outras localidades, já que chega atualmente a 1.909 estudantes do 2º e 3º ciclos. Temos também patinagem no pré-escolar, atletismo nas escolas e natação no 1º ciclo”, assegura o autarca, acrescentando ser objetivo deste executivo “promover um concelho amigo do desporto, do ambiente e de hábitos de vida saudáveis, pelo que acolher o Euro’Meet faz todo o sentido”.

Esta 5ª edição do Euro’Meet está acreditada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) como formação contínua para treinadores, componente de formação geral. Também está certificada pela Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC) para professores de todos os graus de ensino das áreas de Desporto/ Educação Física. 

As inscrições para esta conferência internacional, cujas recomendações também servirão de orientação para a Comissão Europeia, estão disponíveis no website do evento (https://www.euromeetviana2019.eu).

O 5º Outdoor Sports Euro´Meet é organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, pela ENOS, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, pela Escola Superior de Desporto e Lazer e pelo Surf Clube de Viana.

Mais notícias