VIANA DO CASTELO PROMOVE ANO MUNICIPAL DA LITERACIA CIENTÍFICA COM INAUGURAÇÃO DE INSTALAÇÕES, ENCONTROS E EVENTOS

0
1084

Viana do Castelo promove, ao longo de 2020, o Ano Municipal da Literacia Científica com uma programação que inclui a inauguração de instalações para promoção e divulgação de ciência e conhecimento, encontros e eventos diversos.
Assim, o programa de inaugurações começa em março, com a abertura do Museu Virtual da Memória Marítima, constituído por duas valências – Centro de Documentação do Mar e Centro do Património Imaterial do Mar de Viana do Castelo.

Para o mês de abril, está prevista a abertura da Porta do Neiva do Geoparque Litoral de Viana do Castelo | Museu do Mel e do Caulino, um centro de acolhimento turístico-educativo vocacionado para a valorização do património identitário da margem esquerda da Ribeira Lima.

No mês de maio, abre o Observatório do Litoral Norte – Laboratório Colaborativo para o Conhecimento do Mar de Viana do Castelo, o primeiro Laboratório Colaborativo de iniciativa municipal do país, dedicado à promoção e valorização do conhecimento do mar do concelho.

Em setembro, abrirá a Porta das Argas do Geoparque Litoral de Viana do Castelo | Museu do Património Mineiro das Argas, um centro de acolhimento turístico-educativo vocacionado para a valorização do património identitário da margem direita da Ribeira Lima.

A agenda de eventos para promoção da literacia científica inclui o projeto Ciência à Vista, que trará exposições como “As Mulheres na Ciência” (Centro de Mar) e a “Tabela Periódica em Croché” (CMIA). Outra das iniciativas a ser promovida é o Cientista do Mês, que dará a conhecer alguns dos cientistas mais emblemáticos e suas descobertas.

As Conversas de Fim de Tarde no Parque é uma iniciativa direcionada ao público em geral, na qual se pretende dinamizar conversas informais acerca da ciência que se faz em Viana do Castelo em pleno Parque Ecológico Urbano. A programação inclui ainda Hands on Science, com atividades em laboratório e no campo, acompanhando o trabalho que os cientistas desenvolvem no âmbito da sua atividade regular.

Kids Dive – Mergulhar no Atlântico é um programa dedicado a 3 turmas selecionadas por concurso e de Viana do Castelo (2º e 3º ciclo, e secundário), tendo em vista a promoção do conhecimento do património natural que o Oceano representa através da interação com biólogos marinhos, divulgadores de ciência e instrutores de mergulho. Já o projeto Laboratórios Abertos inclui abrir os laboratórios da Rede Escolar de Apoio à Ciência e Apoio à Investigação Científica de Viana do Castelo ao público em geral para visitas, realização de atividades laboratoriais e contacto com os cientistas.

Por fim, PubHD é a iniciativa que pretende que, uma vez por mês, dois ou três estudantes de mestrado / doutoramento ou recém mestrados / doutorados apresentem, num pub (ou bar), o seu trabalho de investigação usando linguagem simples e acessível a qualquer tipo de público.

No que diz respeito aos Encontros, no mês de março, no edifício da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, em Carvoeiro, acontece o I Encontro de Entidades Gestoras de Baldios de Viana do Castelo. Em novembro, o Centro Cultural recebe o I Encontro de Ciência e Conhecimento de Viana do Castelo.