Viana do Castelo recebe galardão “Município Amigo do Desporto” pelo 5º ano consecutivo

0
878

Viana do Castelo recebeu, pelo quinto consecutivo, o galardão de “Município Amigo do Desporto”. O Vereador da Promoção da Saúde e Desporto, Ricardo Rego, recebeu ontem a distinção, numa cerimónia que aconteceu no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

O Programa MUNICÍPIO AMIGO DO DESPORTO constitui uma rede de municípios portugueses, um grupo de partilha de boas práticas, de ‘benchmarking’ e de formação em relação ao modelo de intervenção dos municípios nas práticas de atividades físicas e no desenvolvimento desportivo assim como dos resultados obtidos pelos municípios portugueses. Trata-se também, de um sistema de reconhecimento público de boas práticas, através da atribuição do Galardão “MUNICÍPIO AMIGO DO DESPORTO”.

Ao participarem neste programa os municípios garantem que em cada ano vão ser promovidas alterações, melhorias ou inovações na intervenção nas áreas da atividade física e do desporto.

Esta distinção acontece numa altura em que Viana do Castelo é candidata a Cidade Europeia do Desporto em 2023. O projeto da Cidade Europeia do Desporto tem uma linha de atuação muito forte na promoção da atividade desportiva do cidadão, como estratégia de saúde e bem-estar dos vianenses. Por isso, para além dos eventos nacionais e internacionais, seminários e provas diversas, a Cidade Europeia do Desporto terá uma forte componente de atividade para a população.

A candidatura reflete a aposta que o Município de Viana do Castelo tem vindo a fazer na promoção da atividade física e da prática desportiva formal ou informal, incutindo estilos e hábitos de vida saudáveis aos munícipes.

O concelho apresenta-se como local privilegiado para a prática de diversas modalidades, desde desporto de natureza, passando pelos desportos náuticos e desporto indoor. O desporto tem sido uma forte aposta do executivo, que tem promovido o desenvolvimento de Viana do Castelo enquanto Cidade Náutica do Atlântico.