Viana do Castelo vai integrar Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude

Vereadora com o pelouro da Juventude, Carlota Borges, vai apresentar a intenção da Câmara Municipal em aderir à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude
0
1018

O Município de Viana do Castelo vai integrar a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude. Na reunião ordinária de executivo desta quinta-feira, a Vereadora com o pelouro da Juventude, Carlota Borges, vai apresentar a intenção da Câmara Municipal em aderir à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude da Federação Nacional das Associações Juvenis, assumindo assim compromisso de implementar e impulsionar políticas amigas da juventude, que respondam aos reais interesses e aspirações dos jovens do Município, tendo os mesmos como principais protagonistas.

As vantagens dos Municípios que integram esta Rede são o acesso a uma estrutura nacional com partilha de boas práticas municipais em matérias de políticas de juventude; a constituição de uma rede de sinergias, contatos e partilha de informação privilegiada neste grupo restrito; a participação prioritária e acesso a Seminários e Cimeiras sobre “Associativismo e Juventude”, assentes em processos de educação não formal e diálogo jovem; bem como o acesso ao “Selo de Município Amigo da Juventude”, personalizado a cada Município, símbolo e garantia de uma autarquia que privilegia e se preocupa com os seus jovens.

O Município de Viana do Castelo foi convidado pela Federação Nacional das Associações Juvenis a aderir à rede que tem como objetivo consolidar a ligação e cooperação entre o movimento associativo juvenil e as autarquias. O objetivo é a implementação de reais políticas de juventude, potenciadoras de uma abordagem inovadora na forma de encarar as questões da participação jovem.

O convite surge como reconhecimento pelas políticas de juventude que o Município tem desenvolvido, desde atividades desportivas, educativas, culturais e sociais.

Alguns exemplos são o projeto Náutica nas Escolas, promovido pela autarquia, a criação do Cartão Jovem Municipal e o Conselho Municipal da Juventude, que são já uma referência nacional de bom funcionamento. Foram também lançados concursos de apoio ao empreendedorismo e à cultura, no valor de 90 mil euros, e bolsas de estudo para o ensino superior, no valor de 20 mil euros.

A Câmara Municipal tem também apoiado associações juvenis através do financiamento para reabilitação e construção das suas sedes, em eventos e no apoio diário ao seu funcionamento. A autarquia promove também uma revista trimestral para divulgar as associações juvenis do concelho e dar voz a todos os jovens vianenses.

O próximo passo será a elaboração de um Plano Municipal de Juventude, a ser planeado para 2021, e que é um dos critérios obrigatórios para a permanência nesta Rede.