Webinar “Goalball- Um desporto para todos”

0
166

No dia 11 de março de 2021, na passada quinta-feira, os alunos da ETAP-Escola Profissional de Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira e Valença, participaram num Webinar, com a colaboração da associação Íris Inclusiva, através da plataforma Microsoft Teams.

Esta atividade foi dinamizada pela aluna Marta Ferreira, finalista do curso Técnico de Comunicação e Serviço Digital, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional denominada “DESPORTO ADAPTADO”, que pretende sensibilizar a comunidade para os assuntos relacionados com a deficiência, bem como, demonstrar que não é um impedimento para cumprir objetivos e sonhos.

Este webinar contou com a presença do Válter Santos, terapeuta ocupacional da associação Íris Inclusiva que apresentou a modalidade de goalball, bem como, a sua história, regras e o funcionamento das competições.

O goalball é um desporto específico para pessoas com deficiência visual ou com pouca visão. Foi criado no final da 2ºGuerra Mundial pelo austríaco Hanz Lorezen e o alemão Sepp Reindle, com o objetivo de criar uma oportunidade desportiva para os veteranos da guerra com deficiência visual.

É praticado num campo com as dimensões de um campo de voleibol, em que os jogadores utilizam uma viseira opaca, de modo, a estabelecer igualdade entre todos. O jogo é de três contra três jogadores, em que o objetivo é marcar golo na baliza adversária atirando a bola com a mão.

A bola é equivalente a uma bola de basquetebol, mas tem a particularidade de no seu interior conter guizos para os jogadores se guiarem através do som, o que requer silêncio para existir a máxima concentração.

Foi um momento interessante e cativante, pois, é uma modalidade inovadora que requer muita atenção e reflexos, sendo o tato e a audição os sentidos essenciais.

Estiveram presentes as turmas de Técnico de Comunicação e Serviço Digital do 12º ano e CEF de Fotografia da Unidade de Formação de Viana do Castelo, Técnico de Fotografia do 12º da Unidade de Formação de Vila Nova de Cerveira e Técnico de Desporto do 10º, 11º e 12ºano da Unidade de Formação de Valença.