Candidatos do PS à Assembleia da República visitaram obra de consolidação da Duna dos Caldeirões no concelho de Caminha

0
559

Os elementos da lista do Partido Socialista candidata às eleições legislativas de 30 de janeiro, visitaram a obra de consolidação da Duna dos Caldeirões, na freguesia de Âncora do concelho de Caminha, investimento de 1.5 milhões de euros que visa consolidar o cordão dunar que protege a Mata Nacional da Gelfa e o estuário do rio Âncora.

Este investimento, cuja empreitada se encontra em fase de conclusão, foi possível graças à mobilização do Estado e da autarquia de Caminha através da Sociedade Polis Litoral Norte. Para Tiago Brandão Rodrigues, cabeça de lista do PS no círculo eleitoral de Viana do Castelo, “esta extraordinária obra de engenharia é um dos grandes símbolos da intervenção que o Governo e as autarquias tiveram que fazer nos últimos anos como resposta à subida do nível médio do mar, a multiplicação de fenómenos climáticos extremos e a paulatina erosão da costa atlântica.

Conheci a Duna dos Caldeirões quando era miúdo e, naquele tempo, o seu tamanho e dimensão parecia imponente e inabalável. Mas o mundo mudou, as alterações climáticas são uma realidade e bastou uma tempestade forte no inverno de 2014 para derrubar uma montanha de areia que separava o rio do mar, criando problemas de salinização do sapal do Âncora, risco de inundações a montante e dúvidas sobre a possibilidade de sobrevivência da Praia das Crianças em Vila Praia de Âncora. Felizmente, a Câmara Municipal pôs mãos à obra e o Governo percebeu imediatamente a importância de acompanhar financeiramente a vontade da autarquia e da população”.

Tiago Brandão Rodrigues deslocou-se ao local acompanhado de Marina Gonçalves, candidata natural de Caminha que ocupa o segundo lugar da lista do PS e com grande parte dos restantes membros da lista, com destaque para as atuais deputadas Anabela Rodrigues e Dora Brandão. Como cicerone da visita esteve Miguel Alves, Presidente da Câmara Municipal de Caminha, que agradeceu o interesse dos candidatos do PS e o apoio do Governo na concretização destas obras.

Para Tiago Brandão Rodrigues, “é preciso reforçar o investimento na proteção da nossa costa ao longo da próxima década sob pena de termos mais danos materiais, mais populações afetadas, a biodiversidade ameaçada e épocas balneares em risco. Algumas obras destas têm efeitos temporários, é certo, mas na proteção das pessoas mais vale obter sucesso durante algum tempo do que não ter sucesso em tempo algum.

É assim mesmo, o mar leva, o mar traz mas não nos podemos acomodar à fatalidade de ter a nossa costa destruída. É preciso combater as alterações climáticas, obviamente, mas também ajudar as populações na mitigação dos seus efeitos” rematou o candidato socialista.Os candidatos do PS têm vindo a efetuar diversas visitas e encontros com atores locais por todo o distrito e darão continuidade ao seu roteiro ao longo das próximas semanas.