União de Freguesias de Arga certificada como “Aldeia de Portugal” pela ATA

0
520

A União de Freguesias de Arga foi hoje certificada como “Aldeia de Portugal” pela ATA – Associação do Turismo de Aldeia. Conforme refere a ATA, “a pertença a esta rede passa por um processo de classificação e pela assunção de um conjunto de compromissos expressos no Regulamento/caderno de Normas da Rede Aldeias de Portugal”. Este é mais um sinal de prestígio que reflete todo o trabalho que tem sido desenvolvido na defesa da Serra d’Arga. As Argas (de Baixo, Cima e de São João) encontram-se atualmente em processo de classificação como Paisagem Protegida Regional e constituem a única União de Freguesias certificada.

A ATA descreve assim as Argas: “As aldeias da serra d’Arga abarcam três núcleos: Arga de Baixo, Arga de Cima e Arga de São João. São aldeias tipicamente rurais, com construções tradicionais que servem de apoio às atividades agrícolas das gentes da terra. A aldeia possui um património edificado muito bem recuperado e preservado que pode ir admirando enquanto caminha tranquilamente.

Fique alojado numa das casas restauradas para turismo, que proporcionam uma cómoda estadia em plena Serra d’ Arga. Visite o Mosteiro de São João d’Arga, classificado como monumento nacional e aprecie a bela paisagem que daqui se avista!

O Centro de Interpretação da serra d’Arga (CISA), em Arga de Baixo, disponibiliza informação sobre o património natural da serra, para que aproveite ao máximo a sua visita!

Zona de magnífica beleza natural, a serra d’Arga está classificada como sítio da Rede NATURA 2000. Aqui não faltam opções de percursos pedestres: o Trilho da Pedra Alçada, o Trilho da Chã Grande, o Trilho Cabeço do Meio-Dia e o Trilho Chã da Franqueira. Opte pelos que entender e faça-se ao caminho!

Descubra os moinhos da Serra d’Arga, situados junto aos principais cursos de água, cobertos com lajes de xisto, que constituem exemplares da arquitetura tradicional serrana.

Saboreie a broa, o chouriço e o cabrito assado acompanhados por vinho verde de qualidade e encerre o repasto com uma aguardente com mel.

A romaria de São João d’Arga (28 e 29 de agosto) é uma das mais célebres da região. Neste dia, os romeiros dormem na zona envolvente ao mosteiro de São João e assistem às cantigas ao desafio, numa festa animada pelo som das concertinas”.