Voto de louvor ao artista Mário Rocha proposto pelo Presidente da Câmara

Aprovado por unanimidade
0
601

O Executivo de Caminha aprovou ontem, por unanimidade, um Voto de Louvor ao artista plástico Mário Rocha, proposto pelo Presidente da Câmara. Mentor da “Arte na Leira”, que nesta edição completa 25 anos de mostras ininterruptas, Mário Rocha, sublinha Rui Lages, “prestigia e valoriza, com a sua postura e com o seu trabalho, todo o concelho de Caminha”.

A “Arte na Leira” é um evento que se realiza na freguesia de Arga de Baixo, no concelho de Caminha, sem qualquer interrupção, há 25 anos. A edição 2023 abriu no passado sábado, na Casa do Marco, como sempre (que é também a residência do artista), e pode ser visitada até 21 de agosto, sendo de entrada livre.

O texto que sustenta o Voto de Louvor destaca que a “Arte na Leira” consegue, “ano após ano, combinar realidades à partida, não facilmente conciliáveis, como são a arte moderna e a ruralidade mais profunda, transformando uma tradicional leira numa galeria de arte, onde também convivem harmoniosamente diversos públicos”.

O Presidente da Câmara lembra que “esta prestigiada mostra consolidou-se ao longo dos anos, resistindo até a uma pandemia que encerrou grandes cidades, um pouco por todo o mundo. É hoje um valioso polo de atração, não apenas da Serra d’Arga, mas de todo o concelho de Caminha”.

Por outro lado, e referindo-se diretamente ao mentor, Rui Lages elogia o talento e a generosidade do artista Mário Rocha, “patente nas suas obras e no seu extraordinário curriculum”, que, no entanto, “não ofuscou o homem bom, o homem humilde na sua grandeza, que abre os espaços da ‘Arte na Leira’ aos jovens, às crianças, sem quaisquer preconceitos”.

Ao mesmo tempo, refere o texto ontem aprovado, durante os últimos 25 anos, foram muitos os convidados de Mário Rocha, que desta forma descobriram a Serra d’Arga – “Tantos artistas consagrados passaram pelo nosso concelho ao longo destes 25 anos, aceitando o seu convite para trazer as suas obras até uma singular galeria no meio da serra”.

Rui Lages destaca ainda que Mário Rocha, “sendo minhoto, não nasceu em Caminha, mas é um de nós. É Caminhense de coração, a Terra que ama e que escolheu para viver”.

Assim, lê-se no Voto de Louvor, “Considerando que a ‘Arte na Leira’ é o exemplo de que o sonho e a perseverança de um homem ‘movem montanhas’; considerando que é invulgar levar por diante e com sucesso, durante 25 anos, um evento que associa realidades tão distintas; considerando que estamos, com Mário Rocha, perante uma extraordinária combinação de génio e humildade, que devem ser relevados e sublinhados enquanto exemplo e considerando que o artista Mário Rocha prestigia e valoriza, com a sua postura e com o seu trabalho, todo o concelho de Caminha”, o Presidente da Câmara Municipal de Caminha propôs ao Executivo Municipal, reunido a 19 de julho de 2023, a aprovação da distinção, que seria unânime.