Bandeira Azul hasteada em todas as praias marítimas do concelho

Investimento do Município para esta época balnear ronda os 200 mil euros
0
408

A Bandeira Azul da Europa foi hasteada hoje de manhã em todas as praias marítimas do concelho de Caminha, traduzindo o reconhecimento da qualidade e do prestígio das praias da Foz do Minho, Moledo, Vila Praia de Âncora e Forte do Cão. O Município continua a fazer um forte investimento também nesta área, que este ano ronda os 200 mil euros, com o intuito de preparar cada época balnear para uma fruição de excelência, cumprindo os critérios impostos pela Associação Bandeira Azul da Europa e oferecendo à população e aos visitantes condições de acesso, limpeza e segurança, que se aliam às caraterísticas naturais privilegiadas da nossa costa.

O Programa Bandeira Azul tem em vista a educação para o desenvolvimento sustentável, sendo promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental. Nesta época balnear, o concelho de Caminha mantém as cinco Bandeiras Azuis. Todas as praias marítimas, como referimos, foram galardoadas com a Bandeira Azul em 2023, assim como a Praia Fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros.

As praias das Azenhas, em Vilar de Mouros; de Caminha (transição) e do Forte do Cão, em Âncora, foram também distinguidas pela Quercus com o galardão “Praia com Qualidade de Ouro”. Por sua vez, a Praia do Forte do Cão, em Âncora, conquistou novamente um galardão de excelência e exclusividade, ao ser distinguida pela Associação Zero como de “poluição zero”.

O investimento do Município reparte-se por várias rubricas, entre elas o apoio à contratação de nadadores salvadores, análises de água, candidaturas a Bandeiras Qualidade de Ouro, candidaturas à Bandeira Azul da Europa, prestação de serviço de recolha de sargaço e abertura no rio Âncora, informação com sinalética de praia, postos de primeiros socorros e instalações sanitárias, material para malas de primeiros socorros, placas de sinalética, deslocação de contentores, vistorias – Capitania / Postos de Praia, limpeza de praias e posto de praia completo no Forte do Cão.

Como oportunamente informámos, o Júri Nacional do Programa Bandeira Azul felicitou o Município de Caminha “pelo excelente desempenho na época balnear de 2022, que requereu envolvimento e empenho no cumprimento de regras de segurança, para que todos pudessem usufruir de um local tão saudável como são as nossas Praias e solicita o mesmo compromisso na época balnear de 2023”.

Recorde-se que, este ano, o tema é a geodiversidade (ou diversidade geológica).

Em 2015, pela primeira vez em 26 anos, desde que a Bandeira Azul era atribuída, o concelho de Caminha conseguiu conquistar a Bandeira Azul nas quatro praias marítimas, incluindo a de Vila Praia de Âncora nas praias galardoadas. Entretanto, em 2018 a candidatura da Praia das Azenhas, em Vilar de Mouros teve também sucesso. Desde aí, a cada ano, repetem-se com sucesso as cinco candidaturas, traduzindo-se em cinco Bandeiras Azuis.