Cerimónia de Benção da Ambulância oferecida pela família Brás, por intermédio do Dr. Borges Rodrigues

0
463

“Bom dia a todos!

Queria, em meu nome pessoal e dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, saudar o Mor da Confraria Monção/Vila Praia de Âncora e os restantes Confrades, pela sua nunca esquecida ligação a Vila Praia de Âncora, às suas gentes e às suas instituições.

Queria saudar e, simultaneamente, agradecer ao Dr. José Luis Presa pela sinalização da necessidade e, particularmente, ao Dr. Luis Borges Rodrigues pelo facto de ter aceite inscrever a Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora na lista das associações humanitárias beneficiárias da herança da família José Francisco Brás e Antónia de Fátima Marinho Brás.

Saiba, Dr. Luis Borges Rodrigues, que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora nunca esquecerão este gesto tão nobre, tão oportuno e tão generoso que conduziu à oferta de uma ambulância, parecendo adivinhar, quão necessária é para esta associação humanitária.

Saiba que, com esta nova ambulância, estaremos mais bem apetrechados para socorrer as pessoas nas situações de maior aflição ou vulnerabilidade.

Saiba que, com esta nova ambulância os nossos bombeiros poderão responder, de forma mais efetiva e competente, nas emergências médicas, nos casos de acidentes nas estradas e nos arruamentos do Vale do Âncora, nas zonas de praia ou da orla marítima, nos montes que rodeiam os nossos aglomerados urbanos ou rurais.

A Direção e o Corpo Ativo estão muito gratos e, por isso, propuseram à Liga de Bombeiros Portugueses que reconhecesse este gesto de grande generosidade e atribuísse à família benfeitora uma menção de mérito que encontra plena justificação, quer pelo valor monetário da oferta, quer pela oportunidade.

Sabemos que já foi muita a sua generosidade e que há muitas outras associações humanitárias carenciadas, mas a nossa associação, instituída há mais de cem anos, historicamente, sempre foi secundarizada pelos poderes públicos ligados à administração central e local e precisa, por isso, de se socorrer, muito mais, mas, mesmo muito mais, das dádivas privadas.

Neste contexto de grande carência, embora correndo o risco de ser mal interpretada, mas é por estar em causa um bem maior que volte a solicitar a melhor atenção e mais um gesto de extrema benevolência ao Dr. Borges Rodrigues para que dê guarida à nossa solicitação de um apoio para os fardamentos dos nossos bombeiros apetrechando-os com melhores equipamentos de proteção individual.

A nossa carência é grande, e estamos certos de que, se estiver ao seu alcance, não deixará de ter em consideração esta nossa solicitação, tal como compreenderemos a sua impossibilidade de satisfação.

Termino com a expressão da gratidão dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora, que nunca esquecerão esta dádiva, e estarão eternamente gratos pela lembrança e pela grandeza do gesto a que hoje assistimos.

Bem haja, a todos!
Muito obrigada.

*Ver artigo relacionado clicando aqui