Culturas tradicional e gastronómica portuguesa brilham na semana da “Diversidade Cultural de Andorra”

0
960

A semana da diversidade cultural organizada pelo Comú d’Andorra la Vella encerrou a 12ª edição com um conjunto de eventos na Plaça Guillemó da capital do Principado de Andorra. O desfile das entidades e países participantes pelas principais artérias de Andorra la Vella, encabeçado pelo grupo de bombos da Associação de Trás-os-Montes e Alto Douro, concluiu na Praça Guillemó, espaço central da festa multicultural.

Entre bandeiras de países como Peru, Ucrânia, Venezuela, Filipinas, Equador, Portugal e Principado de Andorra os membros do Grupo de Folclore Casa de Portugal recrearam momentos da ida ao rio para lavar a roupa, cantando à capela durante o trajeto. Na praça aguardavam os 8 stands com gastronomia tradicional dos países representados e o inúmero público pode degustar arepas, ceviche, kulish, chicharron, siopao, gulab, pataniscas e bolinhos de bacalhau, entre outros. Em frente ao palco os “castellers” de Andorra levantaram um castelo humano e durante a tarde os países participantes apresentaram o folclore e canções típicas.

Sob um sol abrasador, o Rancho Folclórico dos Residentes do Alto Minho apresentou as suas danças e a cor garridas dos seus trajes vermelhos e mais para o fim da tarde o Grupo de Folclore Casa de Portugal subiu ao palco para apresentar o seu repertório de cânticos e danças da ribeira Lima incluindo, como novidade, a recreação da lavagem da roupa e os cânticos à capela das lavradeiras do Grupo. Enquanto isso a azafama nos stands era constante para degustar os produtos gastronómicos que os países participantes premiaram aos visitantes.

Um total de 25 entidades fizeram parte deste encontro multicultural que contou com conferencias, exposições, dança, folclore e gastronomia ao longo de toda a semana destacando a exposição de palavras “únicas” dos países participantes tendo o Grupo de Folclore Casa de Portugal escolhido a palavra “Chieira” e a Associação dos Residentes do Alto Minho, a palavra “Saudade”.

O Vereador de Cultura e Promoção Turística do Comú de Andorra la Vella, Miquel Canturri, avaliou positivamente este evento, não só para Andorra la Vella mas também para todo o país, já que “na diversidade, permite que todos possamos ser mais ricos culturalmente” e manifestou o compromisso de para o próximo ano haver uma implicação da capital para que a festa seja ainda maior e com mais protagonismo.