No mês de Fevereiro foi assim…

Crónica dos Residentes da ERPI do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora
0
461

Vamos mais uma vez falar um pouco do que andamos a fazer por cá…

Para começar queremos agradecer à comissão de festas em honra de Nossa Senhora da Bonança, por vir até à nossa “casa” cantar as janeiras. As janeiras são uma tradição antiga e que alguns de nós também fizeram parte de grupos quando éramos jovens. São estes pequenos miminhos que nos fazem recordar os tempos antigos e as tradições de Vila Praia de Âncora. Mais uma vez obrigado à presidente da comissão de festas Alexandra, e a todos os restantes elementos, porque sozinhos não fazemos nada.

Neste mês retomamos uma atividade (iniciada no período de confinamento) que consiste na troca de cartas entre nós idosos e os alunos da ESE (Escola Superior de Educação) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Esta atividade tem como nome “Escrita com Afetos”, porque com este pequeno gesto estamos a receber afeto e é uma forma de nos alegrar com a troca de correspondência. Recebemos afeto e estimulamos a nossa memória e a motricidade fina.  Nesta altura também é bom saber e sentir que existem jovens preocupados com os mais velhos, pois nestes tempos é difícil de encontrar jovens assim… os tempos são outros … 

Não podíamos deixar de falar dos nossos “netinhos do coração”. Passamos um dia inteiro dedicado a eles. Tivemos a hora do conto com os meninos da creche Mundo Colorido, de manhã tivemos a presença de uma sala e da parte de tarde de outra sala. Cada um de nós pintou um desenho alusivo à história e no final fizemos um livro para encenar a história, costuma-se dizer quem conta um conto acrescenta um ponto, mas não é o nosso caso…. preferimos acrescentar afeto.  Gostamos muito de os receber, de ver as carinhas deles atentos à história e aos desenhos, para nós é muito gratificante. Às vezes o pouco é muito… também fazem as suas traquinices, mas para nós tudo é válido são crianças estão na idade… 

Também tivemos a presença do professor Carlos e da professora Isabel, que vieram fazer uma atividade musical. Foi uma iniciativa muito bonita por parte deles quererem passar umas horas connosco e partilharem o seu gosto e sabedoria pela música. Foi um momento de alegria e muita felicidade para todos nós, ouvir o som do acordeão alegrou toda a gente, alguns dançaram, cantaram foi muito bonito. Esperamos que haja um novo encontro com este casal bem-disposto. Agradecemos de coração este pequeno grande gesto. 

Para terminar este mês a Senhora Diretora Adelaide Marques teve a ideia de realizarmos uma reunião mensal com todos os idosos para falarmos de alguns assuntos do nosso interesse. É nestas reuniões onde se deve falar das falhas que existem ou não, e de apresentar melhorias para um melhor funcionamento.  É de louvar esta iniciativa. 

Em breve voltaremos a dar notícias…

 Residentes ERPI