Orçamento Participativo Jovem – Valença

ESCOLHE, DECIDE, VOTA! ATÉ 30 DE SETEMBRO
0
758

ONDE VOTAR (PÁGINA OFICIAL):
https://cm-valenca.pt/votacao-orcamento-participativo-jovem

Desde hoje, 26 de agosto até 30 de setembro, os jovens naturais, residentes e ou a trabalhar / estudar em Valença, estão convocados a votar em uma das seis propostas apresentadas ao Orçamento Participativo Jovem.  A votação pode ser realizada em: https://cm-valenca.pt/votacao-orcamento-participativo-jovem

Os cidadãos são convidados a escolher entre:
• 𝐚 𝐫𝐞𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐮𝐦 𝐒𝐮𝐧𝐬𝐞𝐭 𝐧𝐨 𝐌𝐢𝐫𝐚𝐝𝐨𝐮𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐓𝐚𝐢𝐚̃𝐨;
• 𝐚 𝐫𝐞𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐮𝐦 𝐌𝐮𝐫𝐚𝐥 𝐏𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨 𝐏(𝐥𝐚𝐧𝐞𝐭𝐚)! 𝐧𝐚 𝐄𝐁 𝟐,𝟑 /𝐒;
• 𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐭𝐫𝐮𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐨 𝐒𝐤𝐚𝐭𝐞 𝐏𝐚𝐫𝐤 𝐧𝐚 𝐀𝐯𝐞𝐧𝐢𝐝𝐚 𝐒𝐚́ 𝐂𝐚𝐫𝐧𝐞𝐢𝐫𝐨;
• 𝐚 𝐜𝐫𝐢𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐮𝐦𝐚 𝐒𝐚𝐥𝐚 𝐌𝐮𝐥𝐭𝐢𝐦𝐞́𝐝𝐢𝐚 𝐞 𝐝𝐞 𝐂𝐨𝐦𝐮𝐧𝐢𝐜𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐧𝐚 𝐄𝐁 𝟐,𝟑/𝐒;
• 𝐚 𝐜𝐫𝐢𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐮𝐦𝐚 𝐩𝐥𝐚𝐭𝐚𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚 𝐝𝐞 𝐫𝐞𝐜𝐨𝐥𝐡𝐚 𝐝𝐞 𝐃𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐝𝐨𝐬 𝐕𝐢𝐬𝐢𝐭𝐚𝐧𝐭𝐞𝐬;
• 𝐚 𝐀𝐦𝐩𝐥𝐢𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 / 𝐑𝐞𝐪𝐮𝐚𝐥𝐢𝐟𝐢𝐜𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐨 𝐏𝐚𝐫𝐪𝐮𝐞 𝐈𝐧𝐟𝐚𝐧𝐭𝐢𝐥 𝐝𝐚 𝐄𝐒𝐂𝐄, 𝐧𝐚 𝐔𝐫𝐠𝐞𝐢𝐫𝐚.
     Para o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira “Os jovens são o futuro de Valença e apresentaram propostas muito válidas e enriquecedoras para a nossa comunidade que se constrói com a participação de todos para todos”.
     Pela primeira vez Valença avançou com a implementação do projeto Orçamento Participativo Jovem (OPJ). Este programa tem um orçamento até 50 mil euros e pretende que os jovens valencianos naturais, residentes e ou a trabalhar / estudar em Valença tenham uma maior participação na vida e destinos do concelho.
     Com esta iniciativa o Município pretende contribuir para a melhoria da democracia local, investindo no espírito criativo e no potencial empreendedor que caracteriza os jovens valencianos.

Consulte as propostas apresentadas pelos cidadãos e no final vote na sua preferida!

Proposta #1

SUNSET NO MIRADOURO DE TAIÃO

A proposta consiste na realização de um sunset localizado num dos miradouros mais atrativos de Valença, mais especificamente no da freguesia de Taião. O objetivo assenta no aumento da dinâmica social da localidade, dando a conhecer este espaço único situado no concelho.


Proposta #2

MURAL PROJETO P(LANETA)! NA EB 2,3 /S

O presente projeto visa consciencializar e sensibilizar as crianças e jovens para as questões ambientais, promovendo, no seio da comunidade escolar, a educação ambiental através da arte. Propõe-se a criação, envolvendo na execução alunos da Escola EB 2,3 / S do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, de um mural de intervenção, alusivo à temática.


Proposta #3

SKATE PARK AVª SÁ CARNEIRO

A proposta consiste na construção de um skate park em Valença, num local que neste momento não tem nenhuma utilidade para o Município, podendo assim melhorar as condições do Município e reabilitar uma área abandonada e degradada.


Proposta #4

SALA MULTIMÉDIA E DE COMUNICAÇÃO NA EB 2,3 /S

Pretende-se a criação da “Sala Multimédia e de Comunicação” na escola, desenvolvendo a capacidade para pensar autónoma e criticamente, desempenhando tarefas e propondo soluções para a resolução de problemas no âmbito do vídeo, fotografia, rádio e jornalismo.


Proposta #5

VALENÇA EM DADOS UMA JORNADA DO VISITANTE

Propo-se a criação de uma infra-estrutura de armazenamento e recolha de dados focada no visitante da zona amuralhada de Valença. Propoem-se, ainda, a criação de um chatbot para o Facebook da Câmara Municipal que recolha informação sobre aqueles que contactam a Câmara e de resposta imediata a questões e sugestões de todos os que o utilizarem.


Proposta #6

AMPLIAÇÃO / REQUALIFICAÇÃO DO PARQUE INFANTIL DA ESCE

Um investimento no Parque Infantil da ESCE, na Urgeira, com a sua modernização e ampliação é uma mais valia devido ao potencial do espaço, que conjuga o lazer, o desporto e os momentos em  família, tendo uma área suficiente para a sua potencialização.