Pai Natal chega este sábado ao concelho de Caminha

0
540

Um fim de semana em cheio neste que é o “Mês do Natal”

O Pai Natal está em viagem para o concelho de Caminha. O “velhinho das barbas” vai chegar na manhã deste sábado, dia 16 de dezembro, devendo estar na sede do concelho um pouco antes das 11h00, a tempo de receber os muitos participantes que são esperados este ano no Passeio de Pai Natal em Bicicleta. Este é apenas um dos muitos eventos que estão a marcar o programa do “Mês do Natal” e que, neste fim de semana em particular, apresenta múltiplas sugestões, nomeadamente de ar livre, até porque se espera tempo soalheiro.

O Pai Natal vai andar em grande azáfama já este sábado, estando de manhã em Caminha e à tarde em Vila Praia de Âncora. Vai ser possível tirar fotografias na sua companhia, mas também estão reservadas algumas surpresas adicionais nas duas praças, sobretudo para os mais novos.

Na manhã de sábado, como referimos, o destaque vai para o Passeio de Pai Natal em Bicicleta. O desafio é para que se vista de Pai Natal e venha pedalar connosco. Basta aparecer pelas 10h00: concentração e partida vão acontecer na Praça da República, em Vila Praia de Âncora. Daí, vamos pedalar até à sede do concelho e encontrar o Pai Natal à chegada, um pouco antes da Praça Conselheiro Silva Torres. A organização do passeio é da Associação Triatlo de Caminha, com o apoio da Câmara Municipal de Caminha.

De resto, o melhor é consultar o programa e aproveitar o máximo, mas, duas das muitas sugestões, para este fim de semana são: “Um Berço para a Paz” – Presépio Vivo, também no sábado, dia 16 de dezembro, na Praça Conselheiro Silva Torres, em Caminha, entre as 16h30 e as 19h00. A organização é da Câmara Municipal de Caminha, o encenador é Fernando Borlido e a iniciativa tem o apoio das Paróquias; Juntas de Freguesia; Associações, Instituições e Grupos Locais do concelho de Caminha. “Vamos celebrar o Natal em comunidade! Convidamo-lo a fazer uma viagem ao tempo do nascimento de Jesus Cristo, num espírito de união, partilha, simplicidade e reflexão sobre o verdadeiro sentido do Natal. ‘Um Berço para a Paz – Presépio Vivo’, uma alusão à época do nascimento do Menino Jesus, oferece aos visitantes a recriação dos principais quadros de inspiração bíblica, desde a anunciação do Anjo, a chegada a Belém de Maria e José, a adoração dos Reis Magos ao Menino Jesus, entre outros. As construções, encenações, performances musicais e animação de rua do ‘Um Berço para a Paz – Presépio ao Vivo’ são feitas com paixão e experiência pelos habitantes do concelho de Caminha, venha desfrutar deste momento que mudou o mundo”.

Dias 16 e 17 de dezembro, das 10h00 às 19h00, na Praça da República, em Vila Praia de Âncora, há Mercado de Natal. O evento dará a conhecer as tradições natalícias do território, envolvendo o artesanato e os produtos tradicionais locais. Este Mercado de Natal apresenta ainda um vasto programa de animação para pequenos e graúdos, desde os Contos de Natal, os Workshops Infantis, não faltando a triunfante chegada do Pai Natal.

Na organização: APCM – Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento do Coura e Minho; Grupo de Jovens de Seixas; Nuceartes – Núcleo de Estudos e Artes do Vale do Âncora. A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal de Caminha.

Convém também recordar que, por todo o concelho, decorre, entretanto, a Rota da Rabanada, com dezenas de variantes e muita criatividade e sabor.