Reunião pública descentralizada dia 26 de outubro na freguesia de Dem

Inscrições na Junta de Freguesia e na Câmara, por telefone ou online
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A próxima reunião pública descentralizada vai acontecer na próxima semana, no dia 26 de outubro, no edifício da Junta de Freguesia de Dem. As inscrições já estão a decorrer, podendo ser feitas na Junta de Freguesia local, na Câmara Municipal, ou através de telefone (258710300), ou por email: geral@cm-caminha.pt

As reuniões descentralizadas tiveram início em 2014, visando uma política de proximidade com os cidadãos e de transparência. Este encontro coloca frente a frente eleitos e população, que tem assim a oportunidade de interpelar o Executivo diretamente sobre questões preferencialmente da freguesia em causa.

Estas reuniões decorrem, na última quarta-feira de cada mês com início às 18H30, rotativamente, em cada uma das freguesias do concelho. A pandemia COVID-19 obrigou à interrupção destes encontros, que agora regressam, conforme compromisso assumido por Rui Lages, na primeira reunião do Executivo, que dirigiu na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Caminha.

As reuniões públicas descentralizadas são um instrumento de participação que os munícipes têm à disposição para dialogar diretamente com as pessoas que comandam os destinos do concelho. Além de favorecerem a proximidade junto da população, estas reuniões permitem ao presidente e aos vereadores da Câmara Municipal ouvir, esclarecer e prestar contas da gestão municipal, contribuindo assim para uma democracia local mais participativa.
Estas reuniões apresentam como único ponto da ordem de trabalhos a audição dos munícipes. Assim, os munícipes interessados em intervir deverão proceder à respetiva inscrição, com uma antecedência mínima de 48 horas da data da reunião, na Junta de Freguesia, Câmara Municipal, através do telefone 258 710 300 ou do e-mail geral@cm-caminha.pt. No momento da inscrição, os munícipes deverão indicar o contacto telefónico e o assunto a tratar. Será dada prioridade aos assuntos relacionados com as freguesias em questão e de interesse coletivo e/ou público.

Conforme alteração ao Regimento da Câmara Municipal de Caminha aprovada ontem, a duração máxima de cada reunião é de três horas, podendo, casuisticamente, o Presidente da Câmara estabelecer um período superior ao fixado.
As inscrições dos munícipes são aceites num número máximo de 20. As intervenções do público serão ordenadas de forma a priorizar as que incidam sobre assuntos de interesse da freguesia, coletivo e\ou público, não podendo o tempo de cada intervenção ultrapassar os cinco minutos.