1ª Semana Sénior do Concelho de Caminha de 23 a 27 de outubro

0
457

O Município de Caminha vai promover a I Semana Sénior do Concelho de 23 a 27 de outubro, com uma panóplia de iniciativas dirigidas para a comunidade sénior, cuidadores formais e informais, mas também para a comunidade em geral. Destaque para inauguração da exposição “Traços” e conferência “A Realidade do Envelhecimento, as suas Grandezas e Fragilidades” com o orador Sobrinho Simões.

Recordámos que o Município está a designar o mês de outubro como o “Mês Sénior”, tendo para isso organizado um conjunto de atividades para os mais idosos, entre as quais a I Semana Sénior.

Sobre esta semana dedicada à população sénior, a vereadora Sandra Fernandes sublinha: “estamos empenhados em construir uma sociedade cada vez mais justa, coesa, inclusiva e segura para todos e reconhecendo a importância das questões da longevidade é prioritária para este executivo a Promoção do Envelhecimento Ativo”. 

Nesse sentido e em parceria com todas as IPSS do concelho na área da terceira idade, a Câmara Municipal de Caminha “orgulha-se de organizar aI Semana Sénior do Concelho com a qual se pretende enfatizar os direitos dos idosos, disponibilizando momentos formativos para os cuidadores, instituições e comunidade em geral, além de proporcionar momentos de lazer e de convívio. Nesta semana, oferecemos aos nossos seniores um programa diversificado, onde incluímos a saúde e bem-estar, a segurança, a cultura e o lazer.  É também um momento de agradecimento, e reconhecimento público, pelo conhecimento, pelo saber e pelo trabalho desenvolvido pelas pessoas em idade maior do nosso concelho”, salienta ainda a autarca. 

Ao longo da semana, são muitas as atividades que vão ser levadas a cabo: sessão de abertura “À Conversa: “O que é ser idoso hoje e amanhã”; momento musical pela Academia de Música Fernandes Fão; inauguração da exposição de fotografia “Traços”; ação de sensibilização “Prevenção de Burlas”; workshops de dança, música e pintura; desporto sénior; olimpíadas do conhecimento; yoga do riso e concerto com “Siga a Farra”. As iniciativas agendadas dirigem-se, como já referimos, à comunidade sénior e comunidade em geral, mas também aos utentes institucionalizados nas Instituições Particulares de Solidariedade Social – IPSS’S.

A I Semana Sénior tem início a 23 de outubro, com a sessão de abertura “À Conversa: “O que é ser idoso hoje e amanhã” com a participação do presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages; a diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Viana do Castelo, Cristina Oliveira; o presidente da Direção do Centro de Bem-Estar Social de Seixas e Manuel Vilares e de Manuel Dias, utente da Casa de Repouso da Confraria Bom Jesus dos Mareantes. A que se seguirá um momento musical pela Academia de Música Fernandes Fão. Esta atividade terá lugar pelas 10H00, no Valadares, Teatro Municipal de Caminha e dirige-se aos utentes das IPSS’S, mas também é dirigida à comunidade em geral.

Este primeiro dia será ainda marcado pela inauguração da exposição de fotografia “Traços” que estará patente no Museu Municipal de Caminha até 31 de dezembro. A mostra reúne mais de duas centenas de imagens de idosos enquadrados nas diferentes respostas sociais do concelho: centros de dia, estruturas residenciais para idosos e centros de convívio. A inauguração está agendada para as 11H30.

Desporto sénior, ação de sensibilização “Prevenção de Burlas” e yoga do riso, são as atividades que vão marcar o dia 24.

O Pavilhão Municipal de Caminha Fernando Lima vai acolher mais uma iniciativa do Desporto sénior cujo objetivo é incentivar todos os seus munícipes seniores para a prática desportiva, promovendo um envelhecimento ativo e saudável e o bem-estar físico e mental. Esta atividade vai decorrer pelas 10H00, e é aberta à comunidade sénior.

O auditório do Museu Municipal de Caminha vai acolher a ação de sensibilização “Prevenção de Burlas” dinamizada pela Guarda Nacional Republicana dirigida à comunidade. Esta ação terá lugar às 14H30.

Ainda, nesse dia, vai decorrer o ateliê “Yoga do Riso” dirigido a cuidadores formais e informais e que terá lugar na Sociedade de Instrução e Recreio Ancorense – Âncora, pelas 19H00.

O dia 25 será preenchido com os Workshops Artísticos de dança, dinamizados pelo Etnográfico de Vila Praia de Âncora; de música, pela Academia de Música Fernandes Fão e de pintura, pela artista Isabel Lima. Estes momentos decorrerão nas IPSS’S.

Da parte da tarde, o auditório do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora vai receber mais uma edição das Olimpíadas do Conhecimento.

No dia 26 de outubro, da parte da manhã as IPSS’S acolhem novamente os workshops artísticos de dança, música, e de pintura.

Da parte da tarde, terá lugar a conferência “A Realidade do Envelhecimento, as suas Grandezas e Fragilidades” com o orador Sobrinho Simões e a moderadora Carla Faria. A conferência é aberta à comunidade e terá lugar pela 16H00, no Auditório Dr. Ramos Pereira, em Vila Praia de Ancora. A participação nesta atividade requer inscrição no link seguinte https://forms.gle/ETBKA3dT7ozxBJEP7

À noite, pelas 21H00, o Pavilhão Municipal de Caminha – Fernando Lima acolherá mais um ateliê do yoga do riso, para cuidadores formais e informais.

No dia 27 de outubro, as IPSS’S voltarão a receber os workshops artísticos de dança, música, e de pintura.

A I Semana Sénior vai encerrar com o espetáculo musical “Siga a Farra”, a partir das 14H30, no Pavilhão Municipal de Caminha – Fernando Lima. A entrada é livre e é aberto à comunidade.