CÂMARA APOIA ATIVIDADES DE CULTURA E DESPORTO ATRIBUINDO SUBSÍDIOS DE MAIS DE 80 MIL EUROS

Na promoção e salvaguarda das instituições do concelho e na defesa das tradições e do turismo
0
254

O Executivo aprovou, na sua última reunião, apoios financeiros de mais de 80 mil euros a diversos organismos do concelho, nas áreas da cultura, da formação e do desporto, reconhecendo o papel preponderante que desenvolvem em prol da comunidade. Os apoios, em forma de subsídio, cumprem aquelas que são também, por força da Lei, atribuições do Município, ou seja, a promoção e salvaguarda dos interesses próprios das populações, designadamente, no domínio do património, cultura, desporto e ciência.

Os apoios beneficiam uma dezena de organismos, perfazendo o valor global de 80 400,00€: Sociedade Musical Banda Lanhelense, SIRA – Sociedade de Instrução e Recreio Ancorense, Orfeão de Vila Praia de Âncora, Krisálida Associação Cultural do Alto Minho, GARCEA – Gondarense Associação Recreativa Cultural Estudantil Agrícola, Grupo de Bombos de Vila Praia de Âncora, Grupo Motard de Vilar de Mouros, Casa do Povo de Lanhelas, Sporting Club Caminhense – para apoio na organização de três eventos desportivos, no âmbito da Náutica – modalidade de Remo, e Associação Desnível Positivo ADR LusoGalaica, para apoio à realização do evento V edição do Trail Noturno Montes de Santo Antão.

As diversas propostas, submetidas a análise e votação pelo Presidente da Câmara, Rui Lages, destacam as particularidades das diferentes instituições, algumas delas centenárias e com intenso trabalho e prestígio. É o caso, por exemplo, da Sociedade Musical Banda Lanhelense, fundada em 1850, e somando mais de 170 anos de existência, sendo uma das bandas mais antigas do país, com atividade continuada e uma das principais embaixadoras no âmbito musical e cultural do concelho de Caminha. Possui uma Escola de Música que integra cerca de 30 alunos e sete professores, distribuídos pelos vários instrumentos e pela formação musical.

Já no caso da SIRA – Sociedade de Instrução e Recreio Ancorense, destaca-se o grande dinamismo associativo, em prol da música tradicional, do teatro amador, da cultura e do recreio, assim como no fomento e prática de atividades culturais e recreativas constituindo assim a principal via de acesso pelos diferentes grupos sociais aos bens culturais e à ocupação dos tempos livres.

Relativamente ao Orfeão de Vila Praia de Âncora, a proposta destaca que mantém uma atividade cultural contínua e regular no concelho de Caminha há mais de 60 anos. Considera-se que este organismo tem um grande dinamismo associativo, em prol da música e da cultura, bem como apresenta um plano de atividades relevante para o desenvolvimento cultural do concelho de Caminha, salvaguardando tradições, promovendo a contemporaneidade, levando junto das populações o gosto pela cultura e pela preservação dessa herança patrimonial.

Outro organismo apoiado é a Krisálida Associação Cultural do Alto Minho, com atividade ininterrupta no concelho de Caminha há 10 anos, e que tem como finalidade promover atividades artísticas, teatrais e musicais, através da criação, produção, acolhimento, circulação, exibição, formação, registo, edição e demais meios nas demais artes cénias e performativas. Esta associação desenvolve um trabalho de cooperação cultural para o desenvolvimento do gosto pelo teatro e por outras artes cénicas e as suas atividades ajudam na estimulação precoce das crianças e jovens para esta arte do espetáculo integrando-a no seu próprio processo formativo de cidadania. 

Por outro lado, sobre a GARCEA – Gondarense Associação Recreativa Cultural Estudantil Agrícola, reconhece-se a sua importância para o desenvolvimento cultural e recreativo do concelho de Caminha, com atividade ininterrupta desde a sua fundação, que conta já com mais de 40 anos de atividade. Sublinha-se que esta associação pretende perpetuar e divulgar a cultura do seu povo, transmitindo e partilhando a sua vivacidade através das suas danças, cantares e trajes tradicionais.

O Grupo de Bombos de Vila Praia de Âncora, com atividade ininterrupta desde 2011, o ano da sua fundação, merece também o apoio da Câmara, considerando a importância dos bombos na tradição popular, cultural e social, que ao longo dos tempos se tem manifestado, em especial, na região do Alto Minho.

Por outro lado e num âmbito diferente, o Grupo Motard de Vilar de Mouros, sendo uma associação de caráter cultural e recreativo, que conta com mais de 20 anos de existência e com uma vasta história de trabalho, cooperação e dinamismo em representação de Vilar de Mouros e do concelho de Caminha é, a cada ano que passa, responsável por um evento que atrai um número crescente de participantes e simpatizantes, provenientes de todo o país e da vizinha Espanha. Trata-se, sublinha-se na proposta, de um marco consolidado no panorama cultural e recreativo do concelho de Caminha, com impacto turístico e económico.

No caso da Casa do Povo de Lanhelas, com 85 anos de existência, releva-se a finalidade de desenvolver atividades de caráter social, cultural, desportivo, recreativo e outras. Destaca-se também que o Grupo de Teatro Amador da Freguesia de Lanhelas está a trabalhar para recuperar as antigas tradições de natureza comunitária, onde tem apostado na mobilização dos jovens que, juntamente com os mais velhos, dão corpo a uma ação que contribui para a coesão social da comunidade onde se inserem, retirando daí assinaláveis benefícios do ponto de vista da sua formação cívica e cultural. A proposta tem em conta ainda que o espaço cénico requer muitos cuidados e exige manutenção das instalações, que envolve materiais com elevados custos.

Sobre o caso do Sporting Club Caminhense, este apoio destina-se à organização de três eventos desportivos, no âmbito da Náutica – modalidade de Remo. Este ano, o Sporting Clube Caminhense tem agendado várias regatas importantes no calendário nacional da Federação Portuguesa de Remo, com origem no concelho de Caminha, nomeadamente: 17 de março – Regata Remo Jovem ARN — 4a Regata Troféu Primeiras Remadas (TlasR) e Troféu Remo Jovem e Adaptado (CRJA), em Lanhelas. Nesta prova de caráter regional, atletas dos escalões de benjamins, infantis, iniciados, juvenis c veteranos da modalidade de Remo e de Remo Adaptado, competem pelas melhores classificações para integrarem a Regata Inter-Associações.

Para 13 de julho está marcado o Rowers Fest 24 — Regata Entre Pontes. Este evento assume-se como um encontro de gerações, contando com a participação de largas centenas de atletas, quer nacionais, quer internacionais;

Finalmente, a 10 de agosto ocorrerá a VII Travessia de Remo de Mar. Nesta prova de caráter internacional, a contar para a Taça de Portugal, atletas desde os 16 anos (juniores) até aos 100 anos de idade (veteranos), remam em “mar aberto”, desde Vila Praia de Ancora até à Foz do rio Minho, em Caminha. Esta prova é a única prova Ibérica de remo de mar.

Por fim, a Câmara vai apoiar a Associação Desnível Positivo ADR LusoGalaica para a realização do evento V edição do Trail Noturno Montes de Santo Antão. Refira-se que a Associação Desnível Positivo ADR Luso-Galaica é uma associação sediada no concelho de Caminha e tem no seu objeto de atuação a prática desportiva, nomeadamente na modalidade de atletismo. A prova está inscrita no Campeonato Nacional da Associação de Trail Running de Portugal, ATRP, com duas distâncias de corrida, 15km e 25km, e destaca-se por acontecer no período noturno, atraindo centenas de pessoas a Vila Praia de Âncora (partida e meta da prova).