Município investe 800 mil euros para remover fibrocimento de cinco edifícios escolares

0
90

O executivo municipal aprovou por unanimidade o relatório final do concurso público para execução da empreitada de “Remoção de fibrocimento nos edifícios escolares – última fase”, que prevê um investimento de aproximadamente 800 mil euros para remover fibrocimento das coberturas de cinco escolas.

A Escola Básica da Abelheira – cidade; Escola Básica Dr. Carteado Mena – Darque; Escola Básica Dr. Pedro Barbosa – cidade; Escola Básica do Foz do Neiva – Castelo do Neiva e a Escola Básica e Secundária de Arga e Lima – Lanheses vão ter as atuais coberturas substituídas por painéis de poliuretano em sistema sandwich. A obra deverá ser executada num prazo de 120 dias a partir da data da consignação.

As empreitadas de retirada das coberturas em fibrocimento das escolas representam um esforço financeiro da autarquia que vai de encontro às necessidades e anseios da comunidade educativa de Viana do Castelo.

Este investimento municipal corresponde à última fase da remoção de fibrocimento nos edifícios escolares. Recorde-se que, até 2017, o Município investiu mais de meio milhão de euros na substituição das coberturas em fibrocimento de treze equipamentos escolares, designadamente escolas de ensino básico e jardins-de-infância.

Este investimento abrangeu a Escola Básica do 1º Ciclo de Vila Nova de Anha; Escola Básica do 1º Ciclo/Jardim de Infância de Carvoeiro; Escola Básica do 1º Ciclo/Jardim de Infância de Castelo de Neiva; Escola Básica do 1º Ciclo da Areia – Darque; Escola Básica do 1º Ciclo do Cabedelo – Darque; Escola Básica do 1º Ciclo/Jardim de Infância de Monserrate; Escola Básica do 1º Ciclo de S. Romão de Neiva; Escola Básica do 1º Ciclo/Jardim de Infância de Outeiro; Escola Básica do 1º Ciclo de Vila de Punhe; Escola Básica do 1º Ciclo/Jardim de Infância Vila de Franca; e Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância de Vila Fria.