Voluntários para a Campanha do Banco Alimentar Contra a Fome

Inscreva-se
0
356

À semelhança de anos anteriores, o Município de Caminha vai voltar a associar-se à Campanha do Banco Alimentar Contra a Fome, que vai decorrer já nos dias 6 e 7 de maio. Para que a campanha se desenrole, o Município apela aos munícipes para se juntarem a esta causa, apoiando quem mais precisa, e participarem nas ações que vão ser desenvolvidas em várias superfícies comerciais do concelho. O prazo de inscrição termina a 28 de abril.

Como já referimos, a Campanha do Banco Alimentar Contra a Fome acontece a nível nacional nos próximos dias 6 e 7 de maio de 2023. No nosso concelho, esta campanha decorrerá em várias superfícies comerciais, designadamente Continente; Froiz; Aldi; Intermarché; Minipreço; Pingo Doce e Supermercados Capitolina.

Conseguir o maior número possível de voluntários é o objetivo do Município, pois só assim o objetivo desta grande campanha de solidariedade alcançará os objetivos a que se propôs, nomeadamente a nível local.

De acordo com o Banco Alimentar Contra a Fome, são objetivos da ação angariar alimentos básicos, relativamente aos quais não existem excedentes (leite, arroz, massas, azeite, óleo, grão e feijão, atum, salsichas, bolachas e cereais de pequeno almoço); incentivar a partilha com as pessoas que não têm alimento à sua mesa; sensibilizar a comunidade para as carências alimentares que afetam muitas famílias, designadamente do concelho de Caminha.

Assim sendo, os cidadãos interessados em colaborar como voluntários no concelho de Caminha devem inscrever-se até ao dia 28 de abril, através do preenchimento do formulário de inscrição de voluntários, disponível no seguinte link: https://forms.gle/D7Vog3rBjAqHTq4J8. Realçamos ainda que, no caso de estar interessado em colaborar e não tiver facilidade de utilizar ferramentas eletrónicas, pode contactar telefónica ou presencialmente o Setor de Ação Social da Câmara Municipal de Caminha. Cada turno tem a duração de 2 horas e decorre no período compreendida entre as 9H00 e as 19H00.

Lembrámos que as campanhas do Banco Alimentar contra a Fome realizam-se em três modalidades que se completam e complementam:

– Campanha Saco, com voluntários presentes nas lojas que convidam à participação numa partilha do que vamos comprar para a nossa casa com famílias carenciadas.

– Campanha Ajuda Vale, através de vales de produtos selecionados (como azeite, óleo, leite, salsichas e atum). Cada vale representa uma unidade do produto (por exemplo, “1 litro de azeite”, “1 litro de leite”, etc.) e inclui um código de barras próprio, através do qual é efetuado o controlo das dádivas. Ao realizar o pagamento, o doador entrega o vale na caixa registadora e os produtos ficam claramente identificados no talão de caixa. A logística de transporte para os Bancos Alimentares contra a Fome fica a cargo de cada uma das cadeias de distribuição.

– Campanha online, através da plataforma www.alimentestaideia.pt que permite a doação de alimentos online e assim a participação na Campanha de pessoas que habitualmente não se deslocam ao supermercado ou que residam fora de Portugal, nomeadamente os emigrantes. O pagamento é feito por Multibanco, tal como com qualquer outro pagamento de serviços ou compra online, ou cartão de crédito, usando a referência e o código que são enviados automaticamente por correio eletrónico, assim como o recibo de donativo com relevância fiscal, concluída a doação.