“Andainas” de outono apresentadas hoje em Caminha

0
750

O ano de 2022 foi o tempo de retomar um projeto que une as duas margens do rio Minho: as “Andainas”/Caminhadas regressaram em abril, depois da interrupção ditada pela pandemia. Foram quatro as propostas da edição primavera / verão e agora há mais quatro, preparadas para o outono, e que começam já no sábado, dia 8 de setembro. As inscrições estão abertas e os quatro percursos foram apresentados hoje de manhã, pelos presidentes das câmaras de A Guarda e Caminha, em sessão na biblioteca Municipal de Caminha.
Duas das propostas desenvolvem-se no território do Alto Minho e outras duas na Galiza. António Lomba, Presidente da Câmara de A Guarda e Rui Lages, Presidente da Câmara de Caminha, fizeram um balanço muito positivo desta saudável iniciativa, que é sobretudo sinónimo de uma relação de boa vizinhança e proximidade entre ambas as câmaras e povos das duas margens do rio Minho.

Rui Lages apelou à participação, sublinhando que esta prática saudável é ao mesmo tempo uma forma de divulgar o território, o património natural e edificado, costumes, gastronomia, tradições e incentivar a própria economia local.
Na mesma linha, António Lomba, ele próprio entusiasta destas caminhadas e praticante assíduo, destacou a alegria e as relações de amizade que também se estabelecem entre as pessoas que participam.

As “Andainas” são uma iniciativa conjunta dos municípios de A Guarda e Caminha, de inventivo à união e intercâmbio entre os povos das duas margens do rio Minho, e de promoção da riqueza histórica, cultural, paisagística, ambiental, económica, etnográfica e humana da Galiza e do Alto Minho.
As Andainas de outono incluem quatro percursos, a realizar entre 8 de outubro e 5 de novembro, que passam por A Lama e Covelo, em Pontevedra, Vale do rio Âncora e Litoral Norte entre Viana do Castelo e Caminha.
O custo de inscrição é de 10 euros por participante, e inclui transporte e seguro.
Os interessados podem inscrever-se através do link Andainas Outono 2022 – Google Forms.
Ficha de Inscrição (google.com)

Para mais esclarecimentos podem contactar através do mail ambiente@cm-caminha.pt, ou dos tel. 258 721 708 e 914 476 461.

>> Formulário de inscrição