ETAP debate exclusão aos idosos

0
679

As alunas Carolina Santos, Íris Ferreira e Letícia Fernandes do curso Técnico de Comunicação e Serviço Digital do 12º Ano, promoveram uma palestra na passada quinta-feira, dia 10 de novembro de 2022 denominada de “Ação de sensibilização – Combate à exclusão dos idosos”, com o objetivo de destacar a importância dos idosos na sociedade e chamar a atenção para a situação económica e social da população idosa.

Contamos com a presença da Dra. Maria de Jesus Névoa, Assistente Social, atualmente, Diretora Técnica dos Apartamentos de Autonomização da Casa dos Rapazes, que abordou o tema do Idadismo como forma de preconceito e discriminação, a Dra. Ândrea Pereira, Psicóloga, Técnica de Apoio do Núcleo de Atendimento à Vítima de Violência Doméstica do Gabinete de Atendimento à Família (GAF) de Viana do Castelo que nos elucidou sobre a problemática da violência na geração sénior com a apresentação de exemplos do seu dia a dia e, finalmente, a Inês Lima, Guarda Principal da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário do Destacamento Territorial de Valença da GNR para apresentar o programa Apoio 65 – Idosos em Segurança e como podemos ajudar e prevenir situações de risco no nosso quotidiano.

No evento, estiveram presentes os alunos e professores da Unidade de Formação de Vila Nova de Cerveira da ETAP – Escola Profissional, a Diretora Pedagógica Angelina Presa e o representante da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Bruno Quintas. Também contámos com a presença de técnicos de algumas IPSSs pertencentes ao distrito de Viana do Castelo.

Envelhecer com dignidade é um direito fundamental.