“Um País em Bicos de Pés – Escritores, artistas e movimentos culturais”, de Diogo Ramada Curto

0
696

“Um Livro, uma conversa e às vezes um filme” vai apresentar a obra “Um País em Bicos de Pés – Escritores, artistas e movimentos culturais”, de Diogo Ramada Curto, no próximo sábado, dia 6 de maio, pelas 18H00, na Biblioteca Municipal de Caminha. A sessão será apresentada por Paulo Torres Bento.

A iniciativa “Um Livro, uma conversa e às vezes um filme” tem trazido às bibliotecas do concelho de Caminha nomes conhecidos do mundo literário. Escritores como, Richard Zimler, Júlio Machado Vaz, Rui Couceiro, Nuno Brandão Costa, Álvaro Domingues, entre muitos outros, já apresentaram as suas obras nos espaços do Município. Desta feita, é a vez de Diogo Ramada Curto.

Diogo Ramada Curto (Lisboa, 22-4-1959) é professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa (FCSH) e investigador do Instituto Português de Relações Internacionais – IPRI. Foi professor da Cátedra em História da Expansão Europeia no Instituto Universitário de Florença (2000-2008) e professor visitante de várias universidades (Yale, Brown, USP). Publicou dez livros de autor, um deles foi traduzido em inglês e castelhano. Organizou cerca de vinte livros e dirigiu duas coleções onde fez publicar mais de sessenta títulos. Colabora com os jornais “Expresso” e “Contacto”.

Quanto ao livro, na sinopse lê-se “este livro traça trajetórias individuais, reconstitui movimentos ou tendências e, ao mesmo tempo, reconstrói os contextos capazes de atribuir sentido às obras dos principais escritores, artistas e intelectuais portugueses. Longe de alinhar numa espécie de biografismo, o resultado que se pretende alcançar é o de um olhar histórico e sociológico dos escritores, dos intelectuais e dos movimentos culturais”.

Esta iniciativa é organizada pelos Amigos da Rede das Bibliotecas de Caminha em parceria com o Município de Caminha.