Viana do Castelo celebra Dia da Mãe com atividades no Parque Ecológico Urbano

0
659

Este domingo, dia 7 de maio, assinala-se o Dia da Mãe e a Câmara Municipal de Viana do Castelo preparou um programa que pretende incentivar a bons momentos de convívio entre mães, filhos e famílias, pensado para o Parque Ecológico Urbano e de acesso gratuito.

Assim, entre as 10h00 e as 18h00, os visitantes vão poder participar na Caça ao Tesouro, aproveitar as Pinturas Faciais e levar uma recordação fotográfica no Photobooth de acesso livre.

Entre as 11h00 e as 12h00, O Bicho Papelão irá apresentar a leitura encenada “Titiriteza”. “O Bicho Papelão pinta-se de todas as cores do arco-íris para contar a história da viagem desta princesa corajosa! Titiriteza vive no reino de Anteontem. Contrariada perante a educação cortesã refinada que lhe é dada, decide fugir do palácio e ir em direção ao reino vizinho: Depoisdeamanhã! Pelo caminho, faz amigos, confronta monstros, descobre o amor e sonha…muito! Com recurso a perucas coloridas e fantoches improvisados de meias usadas, esta é uma história atrevida e cheia de humor sobre as relações familiares, a educação afetiva, a coragem nos momentos inesperados e o amor sem preconceitos”, pode ler-se na sinopse da história.

Para esta leitura encenada, as inscrições acontecem até 5 de maio, às 16h00, em: https://ambiente.cm-viana-castelo.pt/agenda/detail/leitura-encenada-titiriteza .

Já durante a tarde, pelas 16h00, haverá lugar a um momento musical pela escola de música Amadeus.

Esta é mais uma atividade que visa dinamizar o Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo, situado em torno do espelho de água proporcionado pela caldeira das Azenhas de D. Prior, ocupando cerca de 20 hectares em plena cidade.

Corresponde a um espaço natural que resulta da intervenção do Programa Polis em Viana do Castelo. Localizado a nascente do Centro Histórico e a poente da ponte Eiffel, o Parque é parte integrante do estuário do rio Lima, que estendeu um braço para dentro da sua margem direita, sendo uma área de elevado interesse e sensibilidade ambiental. Galardoado com o Prémio Nacional de Arquitetura Paisagista, pode ser considerado como o “primeiro Parque de halófitas em Portugal”.

Desde que abriu as portas ao público em geral, o parque tem recebido semanalmente a visita de centenas de vianenses e acolhido as mais variadas iniciativas de lazer, cultura, convívio, workshops e ações de formação, teatro e apresentação, até alguns eventos desportivos de baixo impacto para a natureza.

O Parque é uma importante zona húmida costeira, alimentado diariamente pela água salobra da maré e pela água doce da ribeira de S. Vicente, tornando-se um verdadeiro ‘hotspot’ biológico na cidade de Viana do Castelo. Neste espaço, os visitantes podem usufruir dos diferentes espaços e equipamentos de lazer, sempre em convívio com a natureza.