Alexandre Alves Costa apresenta livro “Introdução ao Estudo da História e Arquitetura Portuguesa”, na Biblioteca Municipal de Caminha

0
254

Sessão terá lugar dia 27 de janeiro 2024, pelas 17H00

A primeira edição de 2024 de “Um livro, uma Conversa e às vezes um filme” vai apresentar o livro “Introdução ao Estudo da História e Arquitetura Portuguesa”, de Alexandre Alves Costa. A sessão conta com a presença do autor e terá lugar no dia 27 de janeiro, pelas 17H00, na Biblioteca Municipal de Caminha. A apresentação está a cargo de Eduardo Jorge Fernandes e será moderada por Fontaínhas Fernandes. É organizada pela Câmara Municipal e Amigos da Rede de Bibliotecas de Caminha.

Com um vasto curriculum, Alexandre Alves Costa tem um longo percurso pedagógico nas áreas de Projeto e História da Arquitetura Portuguesa. Foi Membro da Comissão Instaladora do curso de Arquitetura da FAUP, tendo desempenhado os cargos de Presidente do Conselho Diretivo e Científico. Foi ainda membro das Comissões Instaladoras dos cursos de Arquitetura da Universidade de Coimbra e da Universidade do Minho e diretor do primeiro Programa de Doutoramento em Arquitetura da FAUP.

Exerce a profissão de arquiteto desde 1970. Colaborou, entre outros, com os arquitetos Álvaro Siza, Camilo Cortesão, José Luís Gomes, José Manuel Soares, Alfredo Côrte-Real e Sérgio Fernandez. Com obra construída e vastamente publicada, o seu trabalho, realizado conjuntamente com Sérgio Fernandez, foi distinguido com o Prémio da Associação Internacional dos Críticos de Arte / Ministério da Cultura.

Detentor de uma ampla bibliografia publicada, Alexandre Alves Costa integrou o Conselho Editorial do “Boletim da Universidade do Porto”, da revista “Monumentos” da Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais e do Conselho Editorial do JA – Jornal Arquitetos da Ordem dos Arquitetos. É Membro Honorário da Ordem dos Arquitetos desde 2010. Foi agraciado, em 2006, com o grau de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio.

Na sinopse do livro lê-se: “Breve panorâmica da história da arquitectura portuguesa, que abre pistas para investigação mais aturada ou simplesmente para despertar a curiosidade dos que se interessam pelo tema. Incluindo dois textos sobre a “Casa Portuguesa”, esta obra apresenta também uma colagem de textos em memória do Mestre Carlos Ramos”.

Quanto a Eduardo Jorge Fernandes, é de referir que é professor auxiliar do Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade do Minho, onde leciona desde 2001, como responsável por várias Unidades Curriculares das áreas da Teoria, da História e do Projeto.  Investigador integrado do Grupo “SpaceR” do Laboratório de Paisagens, Património e Território (LAB2PT) da UM, desde a sua criação (em 2013). Licenciado em Arquitetura pela FAUP em 1992; Mestre em Planeamento do Ambiente Urbano pelas FAUP e FEUP em 1998; doutorado em Cultura Arquitetónica pela EAUM em 2011, com a tese “A Escolha do Porto, contributos para a atualização de uma ideia de Escola”. É autor de diversos projetos e textos, dos quais se destacam os livros Guia de Arquitectura de Guimarães (Argumentum, 2012), Representações de Poder do Estado em Portugal e no Império (editado com Fátima Ferreira, Circo de ideias, 2019), A Escrita do Porto: Antecedentes (Afrontamento, 2021) e A Escrita do Porto: Construção de uma identidade (Afrontamento, 2023).


Gabinete de Informação ao Munícipe – CM Caminha