Projeto “Florestar, Criar Esperança”

0
410

O Rotary Club de Caminha recebeu, no passado dia 29 de setembro, a visita do Governador do Distrito Rotário 1970, Duarte Besteiro.

Da visita constava a receção na Câmara Municipal de Caminha deste representante dos 92 clubes Rotary até Leiria.

Além da normal troca de cumprimentos com o sr. Presidente da Câmara Municipal, também companheiro do Rotary Club de Caminha, reiterou-se a disponibilidade do Rotary para o serviço à comunidade em prol das populações mais vulneráveis.

A próxima paragem foi em Riba de Âncora em pleno Baldio da freguesia onde o Governador plantou a primeira árvore do projeto Florestar, Criar Esperança desenvolvido em parceria com o Rotary Club de Caminha em conjunto com o movimento Rotário, a Câmara Municipal de Caminha, Baldio da freguesia de Riba de Âncora e Junta de Freguesia de Riba de Âncora.

O projeto terá três vertentes: A reflorestação, a educação florestal da população escolar e a sensibilização da comunidade.

Serão reflorestados com folhosas 6 hectares de uma área ardida há 7 anos e neste momento invadida por duas invasoras exóticas: a austrália longifólia e a háquea espinhosa. Haverá um trabalho de sensibilização e de aumento de conhecimentos das crianças e jovens das escolas do concelho de Caminha e de um esforço no sentido de consciencializar mais ma população para a necessidade de reequilibrar a nossa floresta tornando-a resiliente aos fogos florestais, além de demonstrar que é possível gerir a floresta de uma forma sustentável.

O Baldio da freguesia de Riba de Âncora desempenhará um papel fundamental na preparação do terreno, além de disponibilizar os seus recursos, nomeadamente o seu rebanho com cerca de 150 cabras bravias que serão as responsáveis pelo controlo das invasoras e mato na zona de plantação.

É necessário que se olhe para a floresta não de uma forma não imediata e na qual todos têm um papel primordial na consciencialização e responsabilidade na sua defesa, na preservação dos recursos florestais, ambientais, aquáticos, na manutenção da biodiversidade e na luta pela amenização das alterações climáticas.