Viana do Castelo eleita “Autarquia com Ano” com projetos Work in Viana e Valorizar o Património

0
738

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu ontem dois galardões no âmbito da 3ª edição do Prémio Autarquia do Ano, tendo o concelho vianense sido distinguido pelos projetos Work in Viana na categoria Economia – Atração de Talentos e pelo Valorizar o Património no âmbito da categoria Cultura e Património.

O site Work in Viana foi lançado a 15 de fevereiro e, em menos de quatro meses, já recebeu mais de 120 mil visualizações. Foram mais de 78 mil os utilizadores que acederam à plataforma desde o lançamento, sendo que a maioria dos acessos vem do Brasil (58%), seguido de Portugal (36%), França (0,8%), Estados Unidos da América (0,65%) e Espanha (0,57%).

Este é considerado já um projeto ganhador, com os empresários a considerarem a plataforma uma mais-valia no que toca à captação de talentos. Estão registadas 91 empresas no site, sendo que 29,7% das empresas registadas são do setor Comércio e Serviços. A construção civil assegura 18,7% dos registos, a Indústria também 18,7%, o Turismo (hotelaria e restauração) 9,8% e as Tecnologias de Informação e Comunicação assegura outros 9,8%.

Na plataforma, 33,5% dos utilizadores têm entre 25 e 34 anos, 27,5% entre os 18 e os 24 anos e 15,5% entre os 35 e 44 anos. Foram registados 4.449 candidatos, com claro destaque para 72% dos candidatos vindos do Brasil, 16% de Portugal e 12% de outros países (Angola, Colômbia, Equador, França, Itália, Venezuela, Paquistão, Chile, Congo, entre outros).

O recrutamento cresceu nos últimos anos de forma exponencial e todos os indicadores levam acreditar que vai continuar a crescer. No sentido de apoiar e potenciar este crescimento, agregando todas as ofertas, nasceu o Work In Viana, disponível em https://www.workinviana.com.

O projeto “Work in Viana” tem, pois, o objetivo de aproximar a comunidade empresarial, académica e o talento disponível. Pretende integrar num único portal toda a informação útil para empresas, candidatos, empreendedores e investidores.

A plataforma visa auxiliar quem está desempregado ou quem procura mudar de emprego, tendo ainda como propósito apoiar as empresas que, neste momento, têm falta de mão-de-obra. O portal serve ainda de montra do que existe em Viana do Castelo, reunindo notícias, informações sobre escolas, cursos e formações. Assim, para os munícipes, é permanentemente atualizada a lista de ofertas de emprego disponível no portal. Para as empresas, fica disponível a lista de candidatos inscritos no portal e cada empresa terá uma página onde se apresenta e cria as suas ofertas de emprego. Está também disponível uma lista de empresas que procuram talentos ‘made in Viana’.

Já no que toca ao projeto Valorizar o Património, o Município está a promover um investimento global de 1,2 milhões de euros na reabilitação e valorização para beneficiar igrejas e capelas do concelho.

O Município identificou como objetivos a promoção da identidade cultural, a conservação do património material e imaterial e a valorização cultural e turística de Viana do Castelo. Na tipologia do Património Cultural, a autarquia pretende apoiar projetos e iniciativas de inventariação, divulgação e animação do património; proteção, conservação, valorização e promoção do património histórico e cultural com elevado interesse cultural e turístico; musealização e dinamização de espaços interpretativos culturais, núcleos museológicos e museus; apoio a eventos associados à valorização do património, à cultura e a bens culturais; divulgação e integração na promoção institucional do Município de iniciativas e eventos culturais de ações e projetos no âmbito do património cultural.

Neste sentido, foram celebrados Protocolos de Desenvolvimento Cultural entre a Câmara Municipal e as instituições concelhias detentoras de bens ou património cultural que, no âmbito desta parceria, se comprometam a desenvolver hábitos culturais e fruição artística dos cidadãos; estimular os públicos de infância e juventude para as artes, património material e imaterial; qualificar a oferta dos ativos culturais do concelho de Viana do Castelo; apoiar a organização e realização de eventos culturais associados aos bens culturais objeto de intervenção no âmbito destas parcerias.

O Prémio Autarquia do Ano tem como grande objetivo reconhecer o trabalho realizado pelos municípios e freguesias pelo bem da sua comunidade, tendo já premiado 53 Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia nas suas duas edições passadas.

A 3ª edição do Prémio Autarquia do Ano voltou a contar com o ECO enquanto media partner, um meio de comunicação reconhecido amplamente pela sua qualidade e isenção. A renovação da parceria entre o Lisbon Awards Group e o ECO contribui para ampliar a notoriedade e credibilidade do Prémio Autarquia do Ano.