A utilização da máscara cirúrgica só termina quando a coloca no lixo

0
2123

As máscaras atiradas para o chão aumentam não só a poluição ambiental, mas também o risco de propagação da COVID-19.

Máscaras descartáveis devem ir para o lixo. Nunca para o chão

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, alertou hoje que as máscaras descartáveis devem ir para o lixo doméstico e não para o ecoponto, não devendo nunca ser abandonadas no chão. 

“Independentemente de se usarem descartáveis ou não, há regras que se devem cumprir e uma delas é a proteção do ambiente. Uma máscara descartável deve ir para o chamado lixo doméstico. Não deve ir para o ecoponto. E nunca deve ser abandonada na via pública”.

Em declarações aos jornalistas na conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia, lembrou que a DGS recomenda a utilização comunitária de máscaras ditas comunitárias, que têm regras para o seu fabrico e licenciamento, ou as chamadas máscaras cirúrgicas, que são descartáveis. 

“Se for de fabrico comunitário e de múltiplas utilizações, é seguir as instruções do fabricante: usar e proceder à sua higienização de acordo com o que vem no rótulo”. Se forem descartáveis, quando se deixam de usar devem ser “postas num envelope ou num saco e no lixo doméstico. Ou em nossa casa, ou nos contentores que existem na via pública”.  

Como habitualmente, a conferência de imprensa começou com a atualização dos dados da pandemia. De acordo com o boletim epidemiológico publicado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista este domingo mais 227 casos confirmados de COVID-19, ou seja, mais 0.6%, o que eleva para 36.690 o número total de infetados pelo novo coronavírus. 

Do total de casos ativos, 96.6% encontram-se a recuperar no domicílio e 3.4% estão em internamento, dos quais 0.6% em unidade de Cuidados Intensivos e 2.8% em enfermaria. 

Nas últimas 24 horas foram registados mais 231 casos de recuperação em Portugal, pelo que o país contabiliza agora 22.669 pessoas curadas da COVID-19. Verificam-se, ainda, 1.517 óbitos relacionados com a infeção.


Cuide de si, cuide de todos!
Um conselho DGS