Ação de fogo controlado em Arga de Baixo permitiu intervencionar área de 20 hectares

0
599

O Município de Caminha em articulação com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e Conselho Diretivo dos Baldios de Arga de Baixo promoveu mais uma ação de fogo controlado no âmbito do Mecanismo de Apoio à Realização de Queimadas (MARQ). O objetivo principal é dar resposta à solicitação de pastores e criadores de gado, mas também visa a redução da carga combustível. A área intervencionada foi de 20 hectares.

Estas ações contaram com a participação, além do ICNF, do Gabinete Técnico Florestal do Município, bombeiros da corporação de Caminha, equipas de Sapadores Florestais do concelho e uma equipa do Corpo Nacional de Agentes Florestais.

As ações decorreram, como referimos, em área dos Baldios de Arga de Baixo. No total foi possível realizar a gestão de combustíveis com recurso a fogo controlado numa área de 20 hectares.

Esta tipo de ações é desenvolvido regularmente, mas integra também o conjunto de atividades previstas no âmbito da iniciativa março, “mês do Ambiente e da Sustentabilidade”. Neste contexto, decorre ainda o corte de invasoras – limpeza de percursos pedestres e cicláveis, que continua esta semana, no território das freguesias das Argas, Dem, Caminha e Vilarelho, Moledo e Cristelo, Venade e Azevedo, numa organização do Município de Caminha, em parceria com os Sapadores Florestais.

Sábado houve ainda um workshop de “Fotografia de Natureza”, em Dem – Miradouro Senhora das Neves, numa organização também do Município de Caminha, através do CISA – Centro de Interpretação da Serra d’Arga, em parceria com a Junta de Freguesia de Dem e com orientação de Carlos Venade. A ação foi financiada pelo PROVERE/NORTE 2020.

Durante a manhã de sábado realizou-se também a primeira de quatro ações “Vamos limpar a nossa praia?”, na praia de Vila Praia de Âncora. Dia 11 de março, é a vez da praia de Moledo, a 18 de março, da praia da Foz do Minho e a 25 de março haverá uma ação semelhante na praia do Forte do Cão.

A organização é do Município de Caminha, com a Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, União de Freguesias de Moledo e Cristelo, União de Freguesias de Caminha (Matriz) e Vilarelho e Junta de Freguesia de Âncora.

Conta com a parceria/apoio: NUCEARTES – Núcleo de Estudos do Vale do Âncora, COREMA – Associação de Defesa do Património e VALORMINHO; LUSÁGUA, SA.

Até ao final do mês haverá ainda múltiplas atividades. Abril terá uma temática diferente e assim por diante, porque todos os meses serão dedicados pela Câmara a uma temática, desenvolvendo-se iniciativas nesse contexto.