Iniciativa Liberal distrital lança comunicado sobre SNS

0
441

É com indignação que assistimos a mais um fim de semana de plena degradação do Serviço Nacional de Saúde.

No dia de hoje, tivemos a noticia que o Serviço de Urgência Básica de Monção irá estar encerrado, o que faz com que o concelho de Monção e os concelhos vizinhos fiquem dependentes do serviço de urgência do Hospital de Viana do Castelo, que também terá encerrado os serviços de Medicina Interna e de Cirurgia Geral. Ou seja, temos a população do distrito de Viana do Castelo a depender única e exclusivamente do SUB de Ponte de Lima e dos hospitais dos distritos vizinhos, também eles com falhas graves no serviço de urgência.

É importante relembrar que o Serviço de Urgência Básica de Monção serve também para estabilizar vitimas em estado critico, antes de serem transportadas para unidades de saúde com mais valências – o que é essencial dada à distância entre Monção e Viana do Castelo.

Esta unidade em Monção serve 20% da população do Alto Minho e é com enorme preocupação que assistimos a mais um fim de semana lamentável em que a vida dos portugueses está em risco, e em que lhes é negado um acesso universal à saúde, conforme consagrado na Constituição da República Portuguesa.

A Iniciativa Liberal, tem sido uma voz activa e intransigente naquilo que é a defesa da Saúde e temos vindo a alertar para a urgência de resposta por parte do Ministério da Saúde que, no nosso entender, teima em escolher o fundamentalismo ideológico acima da vida e da dignidade dos portugueses.

Os SUB são muitas vezes a diferença entre a vida e a morte, pelo que não podemos continuar indiferentes aos sucessivos encerramentos de urgências.

Os Grupos de Coordenação Local da Iniciativa Liberal de Monção e Viana do Castelo lamentam igualmente a postura assumida pelo presidente do CIM Alto Minho – eleito também pelo PS à CM de Melgaço -, que tem assistido sem qualquer reacção ou alerta ao desenrolar de políticas que enfraquecem os serviços de saúde e que levaram ao estado calamitoso do ULSAM.

Por este motivo, demonstramos a nossa profunda preocupação com a população local, pois iremos assistir ao agravamento deste cenário até ao final do ano, o que não podemos, de todo, aceitar.

Pel’Os Grupos de Coordenação Local de Monção e Viana do Castelo, da Iniciativa Liberal