Melgaço: Provas de Alvarinho e entradas gratuitas no dia mundial do turismo 

0
1250

No próximo domingo, dia 27 de setembro, o Município Mais a Norte de Portugal vai assinalar o Dia Mundial do Turismo com entradas gratuitas nos espaços museológicos e com provas de alvarinho no Solar do Alvarinho, também gratuitas. Mas, não fosse este o destino de natureza mais radical de Portugal, Melgaço sugere ainda diferentes atividades, como rafting no Rio Minho, passeio TT Buggy/Moto4, canyoning e visitas a quintas de alvarinho.

E ainda, durante este dia, os turistas que visitem a Loja Interativa de Turismo ficarão habilitados a um prémio: a Loja terá em sorteiro três vouchers para atividades radicais – rafting no Rio Minho e canyoning no Rio Laboreiro. As sugestões do município complementam-se com a boa gastronomia e o alvarinho, que poderão ser apreciados em vários pontos do concelho.

ESPAÇOS MUSEOLÓGICOS DISPERSOS PELO CONCELHO
A rota cultural vai permitir a visita a vários pontos da vila melgacense, já que os espaços estão dispersos pelo concelho: Museu de Cinema Jean Loup Passek, Espaço Memória e Fronteira e o Núcleo Museológico de Castro Laboreiro.
No Solar do Alvarinho os turistas terão a possibilidade de degustar, gratuitamente, o magnífico néctar da região, o alvarinho.

Horário dos Museus e da Porta de Lamas de Mouro

Abril – setembro: das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Outubro – março: das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Encerrados nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro, e todas as segundas-feiras e domingo de Páscoa.

Horário do Solar do Alvarinho
Sala de Prova, Loja e Bar
Abril – setembro: das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00
Outubro – março: das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00
Encerra no domingo e segunda-feira de Páscoa, nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro

ATIVIDADES RADICAIS PARA OS MAIS AVENTUREIROS
O dia poderá, ainda, ser preenchido com atividades radicais: às 10h rafting no Rio Minho – uma descida em grupo num bote pneumático, superando todos os obstáculos do rio (informações e marcações: geral@melgacoradical.com / 967 006 347); às 9h ou às 14h um passeio TT Buggy/Moto4, que possibilita percursos fascinantes em dois veículos diferentes (informações e marcações: geral@melgacoww.pt  / 933 459 751); e ainda uma atividade de canyoning, pelas 10h ou 15h, que consiste em caminhar sob as reservas naturais melgacenses (esta última atividade é organizada pela Montes de Laboreiro que oferecerá aos visitantes 10% de desconto – informações e marcações: geral@montesdelaboreiro.pt / 251 466 041).

CONHECER O ALVARINHO
Durante este dia, Melgaço sugere também visita a quintas de alvarinho:
– Quinta de Soalheiro: a marca possibilitará a experiência de diferentes provas de alvarinho e convida os visitantes a conhecerem a adega e apreciarem as deslumbrantes paisagens (informação e marcação: enoturismo@soalheiro.com / 251 416 769);
– Quintas de Melgaço: proporcionará um dia de portas abertas, onde os turistas terão a oportunidade de provar as suas três grandes referências – Torre de Menagem, Loureiro Alvarinho QM e Alvarinho QM (informação e marcação: enoturismo@quintasdemelgaco.pt/ 251 410 020).

SOLAR DO ALVARINHO É O ESPAÇO MAIS VISITADO

Este foi um ano diferente, dada a situação pandémica, mas, assim que os espaços reabriram, com todas as medidas de segurança, os turistas voltaram a visitar Melgaço.

Dados do Observatório Turístico de Melgaço (relativos aos meses de verão – junho, julho e agosto) demonstram que o Solar do Alvarinho continua a ser o espaço preferencial: 4.979 visitas. Segue-se a Porta de Lamas de Mouro – 1.966; a Loja Interativa de Turismo – 1.220; a Biblioteca Castro Laboreiro – 1.070; o Museu de Cinema Jean Loup Passek – 899; o Museu de Castro Laboreiro – 585 e o Espaço Memória e Fronteira – 518. A Torre de Menagem encontra-se encerrada para obras de requalificação.

Estes números são o resultado de uma aposta clara da autarquia na qualidade dos espaços e do seu acervo. A oferta em Melgaço é completa: da natureza ao bem-estar, passando pelo Alvarinho e pelo fumeiro, dando uma volta entre a cultura e o património, sem esquecer o desporto. Localizado a menos de duas horas do Porto e perto da Galiza, Melgaço é um destino a não perder. Aqui, é possível descobrir histórias únicas, contadas com o rigor histórico, mas com as novas tecnologias apelativas e sem dúvida cativantes para o visitante, a sugestão é que se Descubra o que Melgaço Tem. 

Em virtude da situação de contingência, apela-se a que todos sigam, rigorosamente, as normas de segurança emanadas pela Direção-Geral da Saúde: uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

A saber…o Dia Mundial do Turismo tem o objetivo de consciencializar sobre a importância do turismo e do seu impacto social, cultural, político e económico, promovendo o desenvolvimento sustentável. A data começou a ser celebrada no ano de 1980, após decisão da Organização Mundial de Turismo. Este ano celebra-se sob a temática Desenvolvimento Rural e Turismo.